Com a maior malha rodoviária nacional, Minas Gerais é o segundo estado do Brasil com maior oferta de vagas para profissionais em empresas do transporte rodoviário de cargas. É o que mostra a pesquisa Perfil Empresarial, divulgada nesta segunda-feira (11/4) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O levantamento indica que 14,5% dos empregos disponíveis no setor estão em empresas do estado.
De acordo com a CNT, Minas divide a segunda posição com São Paulo e só fica atrás de Santa Catarina, que conta com 17,4% das ofertas disponíveis. Em patamar próximo, estão as empresas localizadas no Paraná (14% dos empregos) e no Rio Grande do Sul (10,1%).
Quase a metade das empresas que participaram da pesquisa alegaram ter vagas disponíveis no setor, mas vem apresentando dificuldades para preenchê-las. A maior parte delas (60,4%) concentra-se em companhias de grande porte, com mais de 100 empregados.
O diretor executivo da CNT, Bruno Batista, diz que as companhias de transporte buscam preencher as vagas com profissionais cada vez mais gabaritados: "As empresas relatam que existem no mercado profissionais com pouco tempo de experiência e isso é um fator que dificulta a recolocação. Elas procuram profissionais experientes, já com tempo de carteira um pouco mais alongado, pois o valor dos veículos é bastante alto. Isso faz com quem as empresas precisem de profissionais mais qualificados".
Atualmente, a função mais procurada pelas empresas é a de motoristas – 65,1% dos empresários do transporte rodoviário de cargas citaram não encontrar com facilidade esse profissional. Entre as empresas que participaram do levantamento, 19,2% acrescentaram ao problema a falta de mecânicos e 15,1%, a carência de gestores operacionais.
Em busca de contratações
A empresa JNC Transporte Eirele, com sede em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está em busca de profissionais no mercado. A companhia oferece duas vagas para motoristas capacitados a operar caminhões truck – que possuem um terceiro eixo, com fim de aumentar a estabilidade do veículo e a capacidade de carga – e outras duas para carretas.
“Contratar motoristas para carretas é mais tranquilos. Já os caminhões trucks exigem maior preparo e são mais difíceis de encontrar. Trabalhamos com carga e descarga e o motorista é quem executa a função”, ressalta a analista de recursos humanos da empresa, Sandra Freire.
Ela diz que outras funções estão sem candidatos. “Temos vagas para mecânicos, mas está difícil para repor. Depende muito do cargo. A questão é falta de pessoas mesmo."