O score de crédito ou Serasa Score é um sistema de pontuação lançado pelo Serasa em 2017 que indica a chance de o consumidor conseguir pagar o crédito que deseja contratar, nos próximos 6 meses após a contratação. De 0 a 1000, a pontuação serve de referência para empresas na hora de conceder produtos ou serviços financeiros para o consumidor.
Quanto menor a pontuação do score de crédito de um consumidor, menor é a probabilidade das empresas e instituições concederem algum produto ou serviço financeiro para o indivíduo. Além disso, a pontuação também influencia na taxa de juros para empréstimos e financiamentos.
“Mesmo com uma pontuação do score baixa, pode ser que a instituição credora, decida por conceder total ou parcialmente o valor do crédito pleiteado, mas aplicará taxas de juros e prazo de parcelamentos diferentes daqueles que seriam concedidos caso a pessoa apresentasse um baixo risco de inadimplência, ou seja, um score de crédito maior”, esclarece.
Fatores que influenciam o score
A pontuação é resultado direto de como o consumidor se relaciona com os créditos que contrata, como cartões de crédito, financiamentos imobiliários, veicular ou créditos consignados. “É uma espécie de “termômetro” da saúde financeira e creditícia”, coloca Heber Alves.
Para o cálculo do Serasa Score, são considerados dados financeiros como créditos contratados, histórico de dívidas, pagamento de crédito, pagamento de dívidas, tempo de crédito, consultas ao CPF e outros.
Ainda segundo o gerente, qualquer queda na pontuação deve ser observada com atenção, pois, além de indicar os cuidados com o pagamento em dia de dívidas e créditos contratados, pode ajudar a identificar fraudes, como a contratação indevida de crédito ou compras a prazo em nome do consumidor.
Como aumentar a pontuação e conseguir mais créditos
A pontuação do Serasa Score é variável e considera informações disponíveis na base de dados da Serasa para o cálculo. Portanto, para aumentar o score é preciso também mudar o comportamento.
- Manter os dados cadastrais atualizados na Serasa;
- Evitar pegar crédito sem necessidade;
- Pagar o crédito corretamente, evitando atrasos e o pagamento de valores mínimos;
- Ter cuidado com a utilização dos créditos disponíveis de forma recorrente, como o cartão de crédito e o limite da conta-corrente (conhecido como cheque especial). “Esses tipos de crédito estão sempre disponíveis e são de fácil utilização, mas em contrapartida costumam apresentar maiores taxas de juros e podem gerar endividamento e inadimplência em caso de uso não controlado”, explica.
Como consultar a minha pontuação?
O Serasa Score é disponibilizado apenas para as empresas que concedem crédito e para cada consumidor conhecer a própria pontuação.
A consulta pode ser feita através do site ou aplicativo do Serasa, basta informar o CPF e criar uma conta.