O secretário de desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade é o mais cotado para assumir a presidência da Petrobras após a renúncia de José Mário Coelho, nesta segunda-feira (20). Ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) após discussões, que se desenrolam há semanas, com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
O nome de Paes de Andrade já foi anunciado informalmente, mas depende da aprovação no Conselho de Administração da Petrobras, também na mira do presidente devido à resistência em modificar a política de paridade de preços dos combustíveis da estatal, o chamado PPI. O preço por litro dos combustíveis é apontado como a principal barreira para a reeleição de Bolsonaro.
Caio é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista (Unip), pós-graduado em administração e gestão pela Harvard University e mestre em administração de empresas pela Duke University. Ele também fundou o Instituto Fazer Acontecer, organização sem fins lucrativos que oferece atividades esportivas e de formação para jovens.
Até agosto de 2020, foi executivo foi presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e, após, assumiu a secretaria de Desburocratização.