O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, nesta segunda-feira (27/6), Caio Paes de Andrade como novo presidente da companhia. O candidato indicado pelo governo federal chefiava a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital no Ministério da Economia.
Caio Paes será o quinto presidente da Petrobras no governo Bolsonaro. Antes dele, passaram pelo cargo Roberto Castello Branco, Joaquim Silva e Luna e José Mauro Coelho, todos exonerados por pressão do Executivo devido aos reajustes dos combustíveis, além do interino Fernando Borges. O mandato do executivo vai até 13 de abril de 2023.
Currículo
Caio Paes é formado em comunicação social pela Universidade Paulista, pós-graduado em administração e gestão pela Universidade de Harvard e mestre em administração de empresas pela Universidade Duke, nos Estados Unidos.
O novo gestor da Petrobras também integra o Conselho de Administração da Embrapa e da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), estatal responsável pelo óleo-lucro da União em campos produtores do pré-sal.
Paes de Andrade ainda passou por empresas de tecnologia da informação, até se transferir para a administração pública em 2019, quando assumiu a presidência do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Em agosto de 2020, Caio foi nomeado secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Arruda