Maria Eduarda foi uma das jovens qualificadas nos cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Formação Divina Providência, instituição filantrópica voltada para capacitação profissional na cidade-polo do Norte do estado.
Na última quinta-feira (23/06), a entidade realizou a formatura dos alunos de quatro cursos de curta e longa duração, promovidos ao longo do primeiro semestre de 2022: Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Informática e Corte e Costura. Foram qualificados 98 profissionais, sendo a maioria deles (73) na faixa de 14 a 17 anos.
Apesar da pouca idade, Maria Eduarda já está de olho em uma oportunidade no mercado de trabalho, visando aproveitar tudo o que aprendeu no curso de assistente administrativo. “Acredito que eu consiga uma vaga de emprego que me ajude a prosperar e ter outras coisas positivas em minha vida. Espero que o curso possa me ajudar muito no futuro”, afirma a adolescente.
Outra que recebeu a qualificação profissional gratuita foi Maria Clara Soares Silva, de 17. Ela concluiu o curso de Assisente Administrativo de Recursos Humanos. “Espero que logo eu possa trabalhar”, disse Maria Clara.
Ela ressalta que, após a conclusão do curso, se considera apta para atuar em diversas áreas na administração de uma empresa, como recursos humanos, gestão financeira, controle de qualidade, logística, vendas e marketing. “Sei que esse é um campo muito concorrido Mas existem muitas possibilidade de ingresso (no mercado de trabalho)”, comenta a jovem.
INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Em 2021, o sistema Divina Providência capacitou 1.213 pessoas em mais de 20 cursos em Montes Claros. Uma das vantagens do sistema é a “Central de Empregos”, que facilita a inserção dos participantes dos cursos no mercado de trabalho. A entidade encaminha os trabalhadores capacitados para empresas parceiras, a fim de ocupar as vagas de emprego abertas por elas.
Conforme explica a coordenadora-geral da Divina Providência em Montes Claros, Jacqueline Marques de Oliveira, os cursos da entidade são voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Da seleção dos candidatos às capacitações gratuitas, a instituição leva em conta as indicações de pessoas da chamada rede social, do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e de outras fontes. A renda per capita dos candidatos também é avaliada.
AJUDA DE VOLUNTÁRIOS
Os cursos profissionalizantes são viabilizados a partir de parcerias com entidades públicas e com a iniciativa privada. A instituição conta com o apoio de voluntários, que apadrinham os alunos de baixa renda, com a possibilidade da dedução dos valores doados no Imposto de Renda.
Vinculado à Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina, o centro de formação profissional é adinistrado por um conselho, que tem como presidente o empresário Paulo César Santiago. Ele fundou o projeto em Montes Claros baseado em ação semelhante, da “Cidade dos Meninos”, maior unidade do Sistema Divina Providência, instalada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.