Um levantamento feito pelo Capterra – plataforma de comparação de softwares para empresas, criada em 1999 – revela que 62% dos brasileiros já compraram algum produto pelas redes sociais e que 60% se sentem influenciados pelos anúncios pagos.
“Esse dado reforça que as peças de anúncios podem não ser encaradas como intrusivas, servindo de importante chamariz para as marcas nas suas ações de marketing”, avaliou Marcela Gava, analista de conteúdo da empresa.
Leia também: Brasil é líder no crescimento de compras on-line
A pesquisa também mostra que 39% dos consumidores digitais estão dispostos a gastar mais de R$ 250 por mês em compras.
Plataformas
As transações ocorrem principalmente nas redes sociais do grupo Meta: Instagram, Facebook e WhatsApp, respectivamente.
Já os produtos mais consumidos pelos entrevistados nas compras são, em ordem: roupas e calçados; casa/decoração; supermercado; eletrônicos e restaurantes.
Datas
De acordo com o Capterra, algumas datas devem impulsionar as vendas no segundo semestre de 2022. Além do Dia do Cliente, em 15 de setembro, e da Black Friday, em 25 de novembro, há uma expectativa para a Copa do Mundo, que acontece nos dois últimos meses do ano.
Em 2021, por exemplo, as vendas na Black Friday geraram um faturamento de R$ 5,41 bilhões, conforme dados de uma pesquisa realizada pela All iN Social Miner.
Segurança
“Ao serem questionados sobre o principal impeditivo para a compra via redes sociais, pouco mais da metade dos entrevistados (53%) se disse preocupada com os riscos oferecidos pelas plataformas de mídias sociais”, disse a empresa.
O estudo foi realizado no primeiro semestre com 1.024 participantes, 18 a 75 anos, de todas as regiões do Brasil.