Um dos momentos mais aguardados por consumidores e comerciantes de todo o mundo, a Black Friday, já está batendo à nossa porta. O evento, que acontece dia 25 de novembro, é uma data muito importante para as vendas de todo o país - mas assim como o processo de vendas, o pós-venda também se mostra igualmente interessante para quem deseja fidelizar clientes.
E então, você já ouviu falar em pós-venda? Pensando nisso, vamos explicar a seguir o que é, quais são os benefícios e como fazê-lo da melhor forma para sua marca.
O que significa o pós-venda
O pós-venda é a etapa do processo de venda que acontece após a compra e tem como objetivo reter o cliente, de forma a continuar oferecendo valor a ele. Dessa forma, a marca mantém o consumidor por perto e ele se sente valorizado, voltando a fazer negócio mais à frente.
Entenda a importância da etapa de pós-venda
O pós-venda é importante para que a marca possa conquistar e envolver o cliente, de forma a prolongar o relacionamento entre empresa e consumidor. Assim, fica muito mais difícil que essa pessoa vá para a concorrência e deixe de comprar no lugar em que fez seu primeiro negócio.
Algumas das principais vantagens de fazer um pós-venda bem feito são:
Aumentar a recompra
Como dito, o pós-venda ajuda a reter clientes, fixando a marca na mente e mantendo o contato após a compra, o que ajuda a aumentar a taxa de recompra e também os lucros da empresa, além de reduzir a rotatividade de clientes.
Melhorar a reputação da marca
Muitos consumidores ainda reclamam de serem ignorados pelas empresas após a compra, caso tenham alguma reclamação a fazer. Portanto, o pós-venda é o momento em que você pode reduzir essa insatisfação, oferecendo o melhor e mais rápido atendimento da sua equipe e, claro, superando expectativas.
Transformar clientes em promotores
Clientes fiéis não apenas compram, mas também espalham a palavra da marca para parentes e amigos. Isso porque a experiência foi tão positiva que eles querem defender o produto ou serviço e transmitir a novidade. Faça dos seus consumidores seus maiores divulgadores.
Reduzir os custos
Conquistar novos clientes custa muito mais que fidelizar os antigos. Portanto, investir no pós-venda representa economia de recursos e esforços por parte da sua empresa.
Como fazer um bom pós-venda durante a Black Friday?
Para fazer um bom pós-venda, é necessário seguir algumas dicas. Confira a seguir quais são elas:
1) Seja ágil no atendimento ao cliente
Durante a Black Friday, são muitas as demandas por atendimento rápido. Porém, se sua empresa deixar de prestar um suporte ágil e eficiente, poderá deixar a reputação da marca bem baixa no mercado.
Por isso, nunca deixe nenhum cliente sem resposta e busque resolver o problema logo no primeiro atendimento.
2) Seja transparente com o consumidor
Investir na transparência com o cliente é o melhor a se fazer a qualquer momento. É como diz o ditado: o combinado não sai caro, certo? Portanto, deixe tudo sempre bem explicado: se a entrega do produto atrasar, por exemplo, ou caso tenha algum outro imprevisto, é melhor avisar do que ter uma dor de cabeça. Deixe seu consumidor bem informado sempre.
3) Tenha controle do estoque e da logística
Para evitar problemas durante a Black Friday, é importante garantir que o prazo de entrega dos produtos seja respeitado e que eles estejam disponíveis para compra.
Sendo assim, no pós-venda, deixe o cliente bem informado a respeito do pedido realizado e, caso aconteça algum atraso, forneça o melhor suporte possível.
4) Esteja sempre onde seu cliente está
Clientes e consumidores, quando possuem dúvidas ou reclamações relacionadas a algum produto ou serviço, precisam ir atrás da empresa para solucionar o problema. Sendo assim, a empresa precisa estar preparada para esse contato e ter a solução para a questão que será levantada no menor tempo possível.
Para que esse processo aconteça da melhor forma, é importante ter canais de atendimento à disposição do consumidor. E esses canais devem ser interessantes e fáceis para o cliente, e não para a empresa, ou seja, a marca deve estar onde o cliente está. Por isso, o ideal é diversificar os canais e estar em mais de um ao mesmo tempo.
5) Ofereça um bom atendimento
Durante a Black Friday, mais do que em qualquer outra época, é importante que você, vendedor, se coloque no lugar do cliente para deixar o atendimento ainda mais humanizado e personalizado, de forma a gerar empatia e confiança entre os dois lados da conversa. Além disso, quando surgir uma abertura, surpreenda o cliente e ofereça algo além de suas expectativas para que ele volte quando quiser ou precisar de um novo produto ou serviço.
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