Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de outubro mostrou que 79% das famílias brasileiras hoje estão endividadas. Quase 30% da população está com contas atrasadas, ou seja, inadimplentes; um recorde desde 2010.
Veja também: Black Friday 2022: brasileiros vão gastar mais e Copa deve aquecer vendas
O aumento das compras online oferece muitas comodidades mas exige cautela. Anúncios falsos são comuns nessa época, e se confundem os verdadeiros, segundo Marcelo Barbosa, coordenador do Procon Assembleia. “Se o preço estiver muito abaixo da média praticada pelo mercado, tenha cautela e procure confirmar com calma se a oferta é real”.
Outros problemas comuns são produtos não entregues, atrasos, produtos com qualidade inferior ou diferentes dos que estavam no anúncio. Algumas formas de contornar isso são verificar a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov, ou em comentários do Google.
Se no próprio site existem espaços de avaliação dos produtos, vale a pena verificar, antes da compra, o que outros consumidores acharam.
Confira algumas dicas
O Procon Assembleia elaborou algumas dicas para aproveitar a Black Friday, sem frustrações:
- Pesquise a evolução do preço do produto que pretende adquirir, e as condições de pagamento disponíveis. Assim, você vai saber quanto pode economizar no dia da Black Friday.
- Use sites de comparação de preços. Alguns deles apresentam gráficos com as mudanças ao longo do tempo.
- Certifique-se que o produto adquirido está em estoque. A empresa pode alegar que não, e atrasar a entrega. Nesses casos, é possível pedir o dinheiro de volta.
- Cuidado com sites falsos. Eles podem ser idênticos aos verdadeiros. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e verifique os preços e o endereço.
- Suspeite de anúncios recebidos nas redes sociais e aplicativos de mensagem. Fraudadores podem ser esses meios para chegar até você. Procure ter certeza que a loja é confiável antes de efetuar o pagamento.
- Evite acessar links enviados por e-mail ou SMS. Se um anúncio chamar sua atenção, pesquise sobre a empresa em um mecanismo de busca, como o Google, e entre em contato com a empresa por canais seguros.