A Copa do Mundo no Catar começou há poucos dias e já está impactando no comércio de Belo Horizonte. No mesmo período da Black Friday, que já entrou no calendário dos lojistas como uma data de boas vendas nacionalmente, os vendedores acreditam que as opções de consumo estão refletindo o clima de copa.
"As vendas de TV, estofados e toda a linha que envolve televisões, como rack e painel, assim como demais produtos, como cervejeiras e fritadeiras, estão todas com um crescimento bem significativo, atendendo às nossas expectativas", afirma Robson Lima, 39 anos, gerente da loja da Magazine Luiza da Rua Curitiba, no Centro de Belo Horizonte.
"A gente diz aqui que estamos tendo uma Copa dentro da nossa Black Friday". A frase também é de Robson, mas expressa a percepção de outros lojistas, que relatam crescumento nas vendas por causa do mundial.
É o caso da loja de roupas Lojão da Moda. O gerente, Edson Coelho, 30 anos, mal teve tempo para conversar com nossa reportagem pelo grande movimento de pessoas no caixa. A maioria levava uma camisa da Seleção Brasileira.
Viviane Barbosa, 32 anos, foi uma dessas clientes. "Eu vim comprar só pra mim, porque comprei pra família toda a esqueci de mim. Ontem vesti uma blusa azul, só, e hoje vim comprar a minha. Antes da Black Friday estava mais carinha e agora estão bem melhores", contou a dona de casa.
E quem vai comprar o manto da Seleção já aproveita e faz outras compras. Viviane também levou para casa produtos de higiene, presentes para as crianças e eletrodomésticos, tudo de uma vez. Todos já estavam nos planos.
Se algumas lojas comemoram o efeito da Copa sobre o comércio, outras nem tanto. Lauro Souza, 42 anos, é gerente da Enxovais Dular e comentou que as vendas têm caído ano após ano, e neste a Copa do Mundo não ajudou. "A esperança é a última que morre. Mas nesse ano a Copa do Mundo atrapalhou um pouco nosso comércio. Em dias de jogos, ficamos parados".