Vista aérea do centro de Belo Horizonte, mostrando parte do céu e o topo dos prédios.

Percentual de 6% no abatimento é válido para qualquer valor entre o mínimo estabelecido na guia e a quantia integral

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
O prazo para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2023 com desconto em Belo Horizonte termina nesta sexta-feira (27/1). O percentual de 6% no abatimento é válido para qualquer valor entre o mínimo estabelecido na guia e a quantia integral, já que o contribuinte tem a opção de pagar à vista ou parcelado. 
 
Conforme a Prefeitura de BH, a capital mineira possui aproximadamente 760 mil imóveis aptos para realizar o pagamento. A expectativa é arrecadar R$ 2 bilhões em impostos. Vale dizer que este ano o tributo sofreu um reajuste de 5,9%, seguindo apenas o índice de inflação do período, de acordo com a legislação vigente.

 
As guias podem ser retiradas em uma das agências dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa de administração. Outra opção é emitir o documento pelo site da Prefeitura de Belo Horizonte ou ainda por meio do PBH APP. O aplicativo está disponível para aparelhos com o sistema operacional IOS e Android. O documento impresso foi encaminhado gratuitamente às residências na primeira quinzena de janeiro, segundo a PBH. 
 
Para quem optar pelo parcelamento do imposto, a partir de fevereiro, as guias deverão ser emitidas apenas pela internet. Ao todo, são 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês.