Sondagem da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) apontou que 65,4% dos comerciantes da capital mineira consideraram o carnaval na cidade positivo e que o evento atendeu às expectativas para o período. A sondagem da CDL-BH foi feita entre 23 e 27 de fevereiro.
Outro dado revela que 36,4% dos entrevistados afirmaram que as vendas cresceram ao longo do mês. De acordo com a CDL-BH, os produtos com maior saída foram vestuário (25%), bebidas alcoólicas e não alcoólicas (16,8% cada), adereços (15%), lanches (15%), fantasias (12,1%), glitter/purpurina/adesivos (9,3%), maquiagem (7,5%), calçados (6,5%), confetes e serpentinas (5,6%) e máscaras (5,6%).
Ainda segundo a sondagem, a principal forma de pagamento recebida pelos lojistas foi no cartão de crédito à vista (52%). Em seguida, foram parcelamentos no cartão de crédito (21%), cartão de débito (15,2%), Pix (8,6%), boleto bancário (1,9%) e somente 1% dos compradores pagou em dinheiro.
Os comerciantes entrevistados afirmaram que o valor médio dos produtos foi de R$ 84,13. Os consumidores adquiriram, em média, dois itens, sendo o investimento total de R$ 168,26.
Maioria dos estabelecimentos não abriram todos os dias
A CDL-BH informou, com base na sondagem, que 76,6% dos comerciantes não abriram suas lojas todos os dias, mesmo com autorização para funcionamento durante o carnaval, desde que sem a utilização da mão de obra dos funcionários. A terça-feira (21), último dia de folia, teve o maior número de estabelecimentos fechados, 97,6%.
Uso dos comércios como banheiros
De acordo com a CDL-BH, a Prefeitura de Belo Horizonte permitiu que as lojas funcionassem como pontos de apoio e comercializassem bebidas e o uso do banheiro. A sondagem mostrou que 14% dos lojistas aderiram ao sistema. Desses, 60% afirmaram que a autorização contribuiu para aumento nas vendas.
“Foi a primeira vez que o comércio atuou como ponto de apoio. Ainda que o tempo de cadastro tenha sido curto, o resultado foi bastante positivo. Acreditamos que nos próximos anos essa parceria com a prefeitura será ainda maior e vai trazer mais comodidade e vantagens para lojistas e foliões”, analisa o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Por fim, a sondagem perguntou aos comerciantes quais os principais pontos positivos e negativos do carnaval de BH. Veja:
Positivos
- Aumento das vendas: 48,6%
- Divulgação da cidade: 18,7%
- Policiamento eficiente: 11,2%
- Organização: 9,3%
- Limpeza urbana: 7,5%
Negativos
- Redução do poder de compra: 47,9%
- Trânsito: 19,6%
- Clima e chuvas: 18,7%
- Infraestrutura: 11,2%
- Escassez de banheiros químicos: 6,5%
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