Imagem ilustrativa de porta de carro na linha de montagem de uma fábrica de automóveis

A montagem de novos veículos deve congelar

Fernando Priamo/Tribuna de Minas
A partir desta segunda-feira (20/3), cerca de dois mil funcionários das equipes administrativas e da produção da unidade Hyundai de Piracicaba (SP) terão férias coletivas. A baixa nas vendas de automóveis é motivo de preocupações também para a General Motors, Volkswagen e Stellantis (agrega Fiat, Peugeot e Citröen) que também tomaram medidas para diminuir o estoque de veículos parados em pátios.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mais veículos estão estocados e o tempo em exposição quase dobrou em relação às projeções do mês de março de 2022.

Em fevereiro do ano passado, eram 120,1 mil automóveis disponíveis nos pátios, já em fevereiro de 2023 o número aumentou para 187,4 mil carros, que permaneceram cada um cerca de 40 dias nas fábricas e concessionárias de todo o país aguardando por venda. 

Os números da Anfavea apontam que as vendas de carro 0 km tiveram uma queda de 1,8% em fevereiro em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 129,9 mil veículos vendidos em fevereiro de 2023 ante 132,3 mil unidades vendidas no mesmo período de 2022. Em relação a janeiro de 2023, houve uma queda de 9%.

Decisões das Montadoras

General Motors

A fabricante do Vale do Paraíba adotará férias coletivas para cerca de 80% dos funcionários da área de produção da unidade de São José dos Campos (SP) a partir do próximo dia 27. Somando com número dos outros setores, 3 mil funcionários serão provisoriamente dispensados.
 
O Sindicato dos Metalúrgicos da cidade apresentou como justificativa a situação apontada pelos dados da Anfavea, além da desaceleração do mercado e das vendas.
 

Hyundai

A Hyundai concede férias para 2 mil colaboradores da unidade de Piracicaba (SP) a partir desta segunda-feira (20) até 2 de abril. A parcela responsável por motores, na mesma unidade, seguirá normalmente. Em comunicado, a empresa diz buscar adequação dos volumes de produção para o mês de março, evitar estoque e acompanhar a dinâmica do mercado interno de veículos para o primeiro trimestre.

Volkswagen


A fábrica alemã confirmou férias coletivas para trabalhadores da planta de de Taubaté (SP). Cerca de 2 mil trabalhadores ficarão 10 dias, a partir da próxima segunda-feira (27), longe da produção.

De acordo com a fabricante, a medida tem como objetivo a manutenção da linha de produção da unidade e ainda a instabilidade na cadeia de fornecimento de componentes, como por exemplo os semicondutores.

Stellantis

A detentora das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, dará férias coletivas na unidade de Goiana (PE) a partir da próxima quarta-feira (22) até 10 de abril, em todos os três turnos de trabalho. De acordo com a multinacional, o objetivo também é ajustar o volume de produção à demanda disponível no momento. A medida não atinge a fábrica da Fiat em Betim, na Grande BH.