A 17ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), no próximo dia 25, terá diversos produtos comercializados sem a incidência de impostos. Na ação, alguns itens poderão ser vendidos com valor até 70% abaixo do praticado. Na lista de produtos, destaque para óculos de sol, botijão de gás e calçados.
A distribuidora Amigão, no Bairro Jardim América, e a Flash Gás, em Venda Nova, vão comercializar gás de cozinha por R$ 81,99, uma redução de 18% em impostos: "O preço de venda em nossa loja é R$ 100, um valor que está abaixo de muitas distribuidoras, mas que mesmo assim pesa no bolso das famílias, especialmente as de condição financeira mais vulnerável”, afirma o gerente da distribuidora, Thiago Gomes.
Essa é a segunda vez que a distribuidora participa do DLI e, de acordo com o gerente, o impacto da última edição foi bastante positivo para as vendas e também para a conscientização da clientela: "Foi um dia de muitas vendas, ao todo 200 botijões foram comercializados. Além disso, percebemos o quanto a população entendeu o impacto dos impostos no poder de compra. Tivemos relatos de clientes que festejaram as vendas por este valor, pois, com o dinheiro economizado poderiam comprar itens de melhor qualidade para a alimentação", recorda.
Calçados e óculos
Já a sapataria Elmo também irá participar do DLI. No dia 25 de maio, nove lojas da rede irão comercializar até 2 mil produtos infantis, masculinos e femininos. Em calçados a incidência de impostos corresponde a até 33% do valor final.
As 36 lojas da rede de óticas Centro Visão vão vender mais de 30 mil produtos na data com redução de até 32%. De acordo com o diretor da rede, Fernando Cardoso, a tributação desses produtos impede que um maior número de pessoas tenha acesso a óculos de correção e proteção de qualidade.
“O uso dos óculos é uma necessidade de saúde. No Brasil, em especial, o envelhecimento da população, com o aumento da expectativa de vida, e crescente uso de telas tem levado mais pessoas a precisarem dos óculos para corrigir problemas oculares ou preveni-los. A alta tributação, infelizmente, dificulta o acesso a itens de qualidade, o que faz com que muitas pessoas recorram a produtos não regulamentados e aumentem as chances de problemas oculares”, avalia Fernando Cardoso.
Participação
Lojistas interessados em participar do Dia Livre de Impostos podem se inscrever neste site. “Os impostos corroem o poder de compra dos brasileiros. Se não fossem tão abusivos, as famílias teriam um consumo maior e melhor. Além disso, somos um dos países onde mais se trabalha para pagar impostos. Somente no último ano foram 149 dias, e temos um péssimo retorno em serviços para a população. O DLI, além de conscientizar a população e os empresários, busca chamar a atenção do poder público para a urgência da Reforma Tributária”, pontua o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine