Imagem da fachada da Petrobras com uma bandeira do Brasil em primeiro plano

O movimento causou boa reação no mercado de investimento e as ações da empresa na Bolsa de Valores tiveram uma forte alta

CARL DE SOUZA/AFP


A diretoria da Petrobras anunciou na manhã desta terça-feira (16/5), uma nova política de preços de combustíveis e também o fim da política de paridade internacional (PPI), muito criticada pelo atual governo, mesmo nos anos que esteve fora do poder.

Esse movimento causou boa reação no mercado de investimento e as ações da empresa na Bolsa de Valores tiveram uma forte alta. De acordo com o site Valor Investe, por volta das 10h45, os papéis ordinários (que tem direito a voto em assembleias) subiam em 3,68%, vendido R$ 29, 61. Já os papeis preferenciais (com preferência nos dividendos), estavam 4,01%, a R$ 26,69.

Com as mudançaçs anunciadas hoje, a Petrobras diz que agora terá mais flexibilidade para praticar preços competitivos, "se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores".

O presidente Lula (PT) prometeu mudar a política da Petrobras de atrelar os preços locais às taxas internacionais, como os preços globais do petróleo e o câmbio, em uma tentativa de tornar o combustível mais barato.