95% dos juiz-foranos receberam ligações de empresas oferecendo produtos e serviços

95% dos juiz-foranos receberam ligações de empresas oferecendo produtos e serviços

Prefeitura de Juiz de Fora

 
Um estudo feito pelo Procon de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, mostra que 95% dos moradores da cidade receberam ligações oferecendo produtos e serviços nos últimos seis meses. 
 
Segundo o levantamento, a maioria das ligações vem de empresas de telefonia e de bancos, e ocorre no período da tarde. Além disso, 83,7% dos consumidores recebem informações sobre produtos e serviços por outros meios, como SMS, e-mail e aplicativos de mensagens. 
 
“É importante ressaltar que todas essas questões com suas respostas refletem um hábito irregular por parte dos fornecedores, muitos deles sendo operadoras de telefonia e bancos/financeiras como identificado”, informou o relatório do Procon de Juiz de Fora. 

 
Outro dado que chamou atenção foi que 63% dos entrevistados relataram terem recebido ligações de empresas em que não são clientes e que não fizeram nenhum tipo de cadastro. Para o Procon, esse dado traz a reflexão sobre como as empresas estão lidando com os dados pessoais dos clientes. 
 
“A pesquisa nos possibilitou ter acesso a rico material para a elaboração de campanhas de orientação para os consumidores, visando divulgar estratégias de denúncia, bem como de bloqueio das chamadas indesejadas”, explicou Gisele Zaquini, supervisora de estudos e pesquisas do Procon.
 
 
O Procon destaca que esse tipo de prática é irregular e que para combater essa situação é necessário que os consumidores façam reclamação nos canais de denúncia. 
 
“Para o melhor combate dessas práticas é necessário que a denúncia seja feita sempre que possível, indo para além do simples bloqueio do número”, informou o órgão.