Um estudo feito pelo Procon de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, mostra que 95% dos moradores da cidade receberam ligações oferecendo produtos e serviços nos últimos seis meses.
Segundo o levantamento, a maioria das ligações vem de empresas de telefonia e de bancos, e ocorre no período da tarde. Além disso, 83,7% dos consumidores recebem informações sobre produtos e serviços por outros meios, como SMS, e-mail e aplicativos de mensagens.
“É importante ressaltar que todas essas questões com suas respostas refletem um hábito irregular por parte dos fornecedores, muitos deles sendo operadoras de telefonia e bancos/financeiras como identificado”, informou o relatório do Procon de Juiz de Fora.
Outro dado que chamou atenção foi que 63% dos entrevistados relataram terem recebido ligações de empresas em que não são clientes e que não fizeram nenhum tipo de cadastro. Para o Procon, esse dado traz a reflexão sobre como as empresas estão lidando com os dados pessoais dos clientes.
“A pesquisa nos possibilitou ter acesso a rico material para a elaboração de campanhas de orientação para os consumidores, visando divulgar estratégias de denúncia, bem como de bloqueio das chamadas indesejadas”, explicou Gisele Zaquini, supervisora de estudos e pesquisas do Procon.
O Procon destaca que esse tipo de prática é irregular e que para combater essa situação é necessário que os consumidores façam reclamação nos canais de denúncia.
“Para o melhor combate dessas práticas é necessário que a denúncia seja feita sempre que possível, indo para além do simples bloqueio do número”, informou o órgão.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine