O Ministério da Fazenda revelou na manhã desta sexta-feira (16/6) a formação de um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de investigar a viabilidade de negociar títulos da dívida pública tanto no mercado nacional quanto no internacional. Conforme portaria assinada ontem (15), o GT será composto por membros da Fazenda, do Banco Central (BC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Segundo informações divulgadas pelo ministério, a intenção é realizar as negociações dos títulos da dívida interna por meio de um Depositário Central Internacional (DCI), atraindo assim novos investidores para o mercado de títulos da dívida interna do Brasil e diversificando a distribuição da dívida entre vários grupos.
A nota do ministério afirma que, com essa medida, espera-se aumentar o acesso dos investidores estrangeiros ao mercado de títulos públicos, proporcionando benefícios expressivos para o mercado financeiro brasileiro, como a ampliação da liquidez, a diminuição de custos e a maior atratividade dos títulos públicos para os investidores em geral.
O GT terá um prazo de atuação de 120 dias, podendo ser prorrogado por igual período, e será responsável pela análise da viabilidade técnica e pela eventual proposição de medidas operacionais e modificações legislativas necessárias para a implementação de um DCI.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine