Representantes do setor comercial de Minas Gerais e do governo de Minas estiveram junto do governador Romeu Zema em Roma para firmar acordos bilaterais entre o estado e a Itália na quinta-feira 14/9. A comitiva está em viagem de negócios, percorrendo territórios desde o último dia 5. O país europeu é um dos principais parceiros comerciais do estado, e a comitiva contou com participantes públicos e privados.
Liderada por Romeu Zema, o grupo de representantes é formado pelos secretários de Estado Marcelo Aro (Casa Civil) e Fernando Passalio (Desenvolvimento Econômico), pelo diretor-presidente da Investminas, João Paulo Braga, e pelo presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Nadim destaca o apoio do Sebrae Minas à Fecomércio MG, reiterando sua participação na delegação de empresários que visitou várias cidades italianas para conhecer a inovação por trás dos mais importantes polos industriais e comerciais da Itália. "A viagem traz para o Brasil boas práticas do comércio e estabelece novos negócios para Minas Gerais."
Um dos acordos firmados foi com o Grupo Asja, para a construção de uma usina em Sabará. O investimento previsto é de R$ 152 milhões. A unidade vai gerar biometano a partir do lixo urbano, com o objetivo de diminuir as emissões de carbono líquido.
Também foram discutidas parcerias para programas de combate à fome e à pobreza, assim como para aprimoramento de políticas públicas para pessoas com doenças e síndromes raras.
No campo da infraestrutura, Romeu Zema e equipe vistoriaram a Superstrada Pedemontana Veneta, que liga Montecchio Maggiore, na província de Vicenza, a Spresiano, na província de Treviso. A rodovia é uma inspiração para o projeto que será desenvolvido para o Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte.
*Estagiário sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine