Em plena era digital, quem não tem presença no mundo virtual não está plenamente inserido no foco desta chamada revolução. Os impressos vem declinando em procura, livros vem sendo digitalizados e jornais estão cada vez mais abandonado a mídia física e preferindo optar pelo dinamismo e alcance da internet. E assim surge o press release e a sua importância
O press release ou comunicação corporativa é feito por um indivíduo ou organização para a imprensa visando divulgar uma notícia ou um acontecimento de interesse pessoal, coletivo ou midiático. Por trás disto estão as agências de comunicação e os assessores de imprensa, e devido a relevancia, isto se tornou um meio de propagação de notícias indispensável para empresas e pessoas públicas no mundo todo.
Afim de obter relevância nas buscas do Google e aumentar o alcance de suas realizações, sejam pessoais ou corporativas, o press release é muito usado por organizações, empresas e pessoas da vida pública para a divulgação de produtos, serviços e acontecimentos.
No entanto, o que tem feito a diferença é a garantia de publicação, a chamada "imprensa garantida". Antes disso, muitas assessorias buscavam aprovações das pautas de seus clientes nos canais pretendidos sem nenhuma garantia de que aquele artigo seria de fato publicado, pois à partir daí o veículo de comunicação pode ou não criar uma notícia ou até uma reportagem do assunto referido nesse comunicado. Com a Imprensa Garantida, no âmbito do press release, tudo isso muda.
Ter seu press release publicado em grandes canais, de expressão nacional, pode fazer toda a diferença no que se refere a tagueamento no Google, representatividade nas buscas online, propagação e alcance do seu conteúdo.
A imprensa garantida pode efetivamente mudar a vida de uma pessoa, pois faz o seu conteúdo ser publicado em canais de grande relevância nacional e internacional sem depender de aprovação editorial.
No entanto, a maioria das empresas que trabalham com press release e imprensa garantida apenas publicam o que lhes é enviado, o que pode ser ruim caso o texto esteja muito voltado para o merchandising. Para isto ter uma assessoria de imprensa que trabalhe com propriedade intelectual conjugado com o press release e a imprensa garantida faz com que o texto tenha um caráter jornalístico, informativo e interesse mais à audiência em potencial. Não adianta estar em bons canais se o conteúdo for extremamente publicitário e desinteressante. Por esse motivo, a empresa MF Press Global tem se destacado dentre muitas empresas de press release e assessoria por oferecer uma consultoria de imagem aliada a propriedade intelectual e imprensa garantida.
O press release pode definir o crescimento de uma empresa ou de uma pessoa que busca notoriedade, e em tempos de redações cada vez mais enxutas e sobrecarregadas devido a crise econômica, pode fazer toda a diferença para ter seu conteúdo veiculado e notado pela opinião pública.