Segundo a ANATEL, somando o primeiro semestre de 2019 e o ultimo de 2018, mais 1,62 milhão de domicílios brasileiros passaram a contar com o serviço de banda larga fixa, um incremento de 5,40%. Com isso, em junho de 2019, o serviço foi prestado a 32,6 milhões de domicílios. Este crescimento foi impulsionado principalmente pelas Prestadoras de Serviço no nordeste do país.
Com a expansão da fibra óptica na região, regiões que ainda não eram atendidas por uma banda larga de qualidade, agora têm disponível este serviço. Entre as Prestadoras, destaca-se a expansão da rede da Mob Telecom, que agora além de clientes corporativos, tem investido no cliente residencial no nordeste, que até então, seguida da região norte, era uma das regiões mais desassistidas do país em relação a acesso por fibra óptica para clientes residenciais e até mesmo de acessos ADSL, usando par metálico.
Em tecnologia, a fibra óptica bateu seu recorde de ativações no Brasil em maio de 2019, com 597,7 mil acessos ativos, a maior parte pelos prestadoras de serviços de Internet como a Mob telecom. A fibra óptica chegou a 7,8 milhões de contratos e, até o final do ano, deverá ficar bem perto dos acessos XDSL, por cobre, que começam a ser desligados no Brasil.
Um dos estados nordestinos mais carentes de acesso de qualidade à internet, Pernambuco, agora presencia uma expansão sem precedentes em sua rede de fibras ópticas com o investimento da Mob Telecom no mercado do varejo. A empresa presente em 33 cidades do interior do Ceará, além da capital Fortaleza, e 6 municípios no estado do Pernambuco, abriu sua nova loja em Salgueiro, principal cidade da região do sertão central pernambucano e ponto central das operações da Transnordestina, ferrovia que conecta o Porto de Suape, no litoral sul pernambucano. Com isto, a rede da Prestadora ultrapassará os 20 mil quilômetros de fibra óptica e conectará Salgueiro aos principais backbones nacionais e internacionais.
Por se tratar de uma região com tamanha importância geoestratégica e comercial, o aumento da oferta de internet de alta velocidade com a expansão da rede de fibra óptica traz novas oportunidades não apenas para a cidade de Salgueiro, mas para a Mesorregião do Sertão Pernambucano, situada a 518km da capital, Recife.