A vila que recebeu o jornalista e cientista luso-brasileiroFabiano de Abreu, que tem um jornal local chamado Paivense, é pequena, com apenas 17 mil habitantes, mas tem nomes que ganharam repercussão internacional. João Teixeira, filho do ex-prefeito Paulo Teixeira, amigo de nosso representante luso-brasileiro, levou o nome da vila novamente a nível internacional.
Com apenas 20 anos de idade, o jovem foi um dos grandes destaques do EuroSkills 2021, Campeonato Europeu das Profissões. O evento foi realizado na Áustria e ele foi um dos grandes destaques da competição.
O aluno do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica de Ermesinde (Cenfim) conquistou a medalha de ouro na profissão "Mechanical Engineering CAD" e, também recebeu uma premiação chamada "Best of the Nation", por ter tido o melhor resultado entre os concorrentes da comitiva portuguesa.
Após a conquista, João Teixeira revelou o desejo de ser engenheiro mecânico ou eletrotécnico e destaca que esta vitória poderá lhe abrir muitas portas profissionais. A competição "Mechanical Engineering CAD" teve o pódio completo com representantes da Rússia e da Áustria. Agora, o jovem de Castelo de Paiva já se prepara para o campeonato mundial da categoria, a ser realizado em Xangai em 2022.
A Vila foi conhecida mundialmente após uma ponte que caiu, na gestão de Paulo Teixeira, deixando dezenas de mortos. Naquela época, uma estrutura antiga como muitas em Portugal. Foi a primeira vez que a pequena vila foi projetada a nível internacional com repercussão. Mas os tempos ruins passaram e hoje o concelho é visto na imprensa internacional com a ajuda de Fabiano de Abreu que já nos fez conhecer Armando Silva, agente do jogador do Atlético Mineiro Diego Costa e agora João Teixeira.