As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 encerraram no dia 17 de maio. Agora, o próximo passo é esperar até outubro quando o cartão com o local do exame será divulgado e aguardar o dia 03 de novembro, data de aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. E de acordo com um levantamento realizado com a ajuda de alguns cursinhos pré-vestibular, a melhor forma de se preparar para esse primeiro dia de prova é acompanhar atentamente os noticiários.
O levantamento aponta que mais da metade das questões nas provas de ciências humanas do Enem entre 2014 e 2018 abordaram formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do estado (52%). Perguntas sobre diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade foram o segundo grupo mais frequente (23%), seguidas de itens a respeito dos domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente (15%).
As notas do Enem 2019 poderão ser usadas para ingresso no ensino superior. Você pode estudar em uma instituição pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com bolsa parcial ou integral em faculdade particular com o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiar sua faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além disso, é possível estudar em Portugal.
Provas do Enem 2019
As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. Os participantes deverão chegar até as 13h, horário de Brasília, e as provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo.
Dia 3/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas
Dia 4/11: 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza