São aulas nada convencionais. Auditórios e teatros lotados para o mesmo objetivo: na reta final, revisar e focar no que é importante. Reúnem centenas de alunos. Se em plataforma digital, podem alcançar a casa do milhão. Não à toa, recebem nome no superlativo. Faltando 15 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está aberta a temporada dos aulões. Gratuitos, pagos ou com viés beneficentes, ganham ares de um grande show para permitir a professores um jogo de cintura maior ainda com o objetivo de passar aos estudantes confiança e dicas preciosas para a hora H.
Leia Mais
Enem 2019: maioria dos candidatos já consultou local de provaConsulta aos locais de prova do Enem 2019 pode ser feita a partir de hoje (16)Cartões com os locais de prova do Enem já estão disponíveisInep divulga hoje os locais de provas do EnemFique ligado: ainda dá tempo de se inscrever no simuladão do Enem que vale prêmiosInep divulga cartilha de redação para o Enem 2019
Dentro de um tema comum à área, todas as disciplinas vão conversar entre si sobre determinado assunto. “Na geografia, por exemplo, vamos falar do mundo do trabalho, e a sociologia, a filosofia e a história terão temas relacionados, com assuntos historicamente abordados no Enem. Na matemática, os professores darão muitos macetes para fazer contas, ter raciocínio lógico rápido e resolver questões em menos de três minutos. Há regras que permitem resolver problemas em 30 segundos”, relata. Tudo isso para levar o aluno a refletir sobre a estrutura da prova, com um conteúdo que vai ajudar os mais ansiosos. O aulão é aberto a não alunos do Elite.
No dia 27, cerca de 800 alunos são esperados na Salinha Bioquímica, cursinho especializado em química e biologia, também no Lourdes. No Raio-x do Enem, a ideia é tentar acertar o máximo de assuntos que serão cobrados nas 45 questões de ciências da natureza. Cada disciplina vai trabalhar 15 questões no evento, programado para o dia todo. “Tentamos prever aquilo que pode aparecer na prova. Não questões que serão realmente cobradas, mas assuntos que normalmente são abordados a partir das competências e habilidades que o Enem exige”, afirma a professora de química Tatiana Carvalho.
A expectativa é cravar 80% a 90% das questões. Os 600 ingressos vendidos a pessoas que não estudam na Salinha acabaram em 30 minutos, segundo Tatiana. Em química, a aposta está nos conteúdos mais abordados nas últimas edições do exame, como eletroquímica, isomeria, reações e funções orgânicas.
E tem também aulão sem sair de casa. Às vésperas do Enem, em 2 e 9 de novembro, o Descomplica, cursinho on-line, prepara a megarrevisão, com transmissão gratuita para todo o Brasil. O Relashow, que reúne em média 1 milhão de alunos todos os anos, vai começar às 9h com uma programação leve e divertida para os estudantes relaxarem e pegarem as últimas orientações para o exame. Até a data do teste, o curso está disponibilizando resumos, dicas, e-books, mapas mentais, podcasts, aulas ao vivo e gravadas, paródias de músicas e clipes. A partir do dia 28, haverá ainda revisões gratuitas dos assuntos mais recorrentes no Enem, sempre às 18h. Entre 28 de outubro e 1 de novembro, o foco estará nas disciplinas do primeiro dia de prova. Na segunda semana é a vez das matérias voltadas para Matemática e Ciências da Natureza.
Serviço
Aulão 360° – Elite
Amanhã, das 8h às 12h
Local: Teatro do Instituto Metodista Izabela
Hendrix (Rua da Bahia, 2020, Lourdes)
Ingressos gratuitos pelo
www.sympla.com.br/inscricaoid?=674056
Levar 1kg de alimento não perecível
Raio-x do Enem – Salinha bioquímica
27 de outubro, das 8h às 18h20
Local: Avenida João Pinheiro, 164 (Centro)
Ingressos: esgotados
Aulão Relashow Enem – Descomplica
2 e 9 de novembro, a partir das 9h
https://descomplica.com.br/relashowenem
.