O vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no último sábado, utilizou como tema de uma das questões da prova de Geografia a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre fazer cocô dia sim e dia, dia não como forma de preservar o meio ambiente.
Leia Mais
Alunos do colégio Loyola protestam contra anulação de prova com texto de DuvivierConfira o cronograma de inscrições e provas para os vestibulares de 2020Uemg acaba com vestibular e alunos deverão ingressar pelo Enem"É só você deixar de comer menos um pouquinho. Você fala para mim em poluição ambiental. É só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante a nossa vida também. Agora, o mundo, quando eu falei que cresce mais de 70 milhões por ano, precisa de uma política de planejamento familiar. Não é controle não, você vai ler na capa da Folha amanhã que eu tô dizendo que tem que ter controle de natalidade", informou a prova.
O trecho usado é de uma reportagem do jornal “Folha de São Paulo”, identificando o presidente como ‘figura pública’. A questão de múltipla escolha questionava qual opção realmente contribuir para a preservação do meio ambiente.
Entre as opções de resposta da questão de múltipla escolha estava
- A)Priorizar a agropecuária extensiva como prática produtiva Criminalização das Organizações Não Governamentais (ONGs)
- B)Ampliação da coleta e tratamento do esgoto
- C)Restrição da divulgação dos dados relativos ao desmatamento
- D)Redução do efetivo das instituições ambientais que monitoram o impacto das atividades humanas...
No gabarito, a resposta correta seria a letra C, “ampliação da coleta e tratamento do esgoto”.
Bolsonaro respondeu em tom irônico a um repórter se era possível conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Além da fala do “cocô”, o presidente recomendou que o jornalista comesse menos.
*A estagiária está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
*A estagiária está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.