Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os estudantes que vão prestar o vestibular têm até o dia 22 de maio para realizar a inscrição, que pode ser feita através do site oficial da prova.
Neste ano, o Enem poderá ser feito em duas modalidades: impressa ou digital. A escolha deverá ser feita no momento da inscrição. O estudante que optar por fazer a modalidade impressa da prova não poderá se inscrever na versão digital, após concluir esse processo, não há possibilidade de alteração.
A prova tradicional tem aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro e, digital, para os dias 22 e 29 de novembro.
A estrutura das duas provas será a mesma. O Enem é constituído de quatro provas objetivas, com 45 questões em cada uma e uma redação em língua portuguesa. No momento da inscrição, o participante deve escolher uma opção de língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol.
Além da versão digital do exame, este ano o Enem apresenta outra novidade, que é a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição. A imagem vai ser utilizada para auxiliar na identificação durante a aplicação da prova. Os estudantes que não conseguiram obter isenção da taxa de inscrição, porque não se enquadram nos critérios que garantem a gratuidade, têm até o dia 28 de maio para pagar o valor da taxa de inscrição que é de R$ 85.
Isenção do Enem
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os estudantes que se enquadrarem nos critérios incluídos nos editais publicados, mesmo sem ter conseguido fazer o pedido de isenção durante o período estipulado, terão a gratuidade garantida. O regulamento é válido para os alunos que optarem para as duas modalidades do exame, inclusive, para os isentos em 2019 que faltaram os dois dias de prova e não conseguiram justificar ausência.
Sendo assim, para o Enem 2020, estarão isentos os candidatos que:
Estão cursando a última série do ensino médio este ano, independentemente da modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
Tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
Declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, porque fazem parte de família de baixa renda e estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Todas as informações a respeito do Exame, consulta sobre os resultados de pedidos de recurso para taxa de inscrição e outras questões, estão disponíveis no site do Enem, na Página do Participante ou no aplicativo.
Acessibilidade
O Inep tem uma Política de Acessibilidade e Inclusão que fornece atendimento especializado aos participantes que precisarem. Com o objetivo de ajudar quem necessita de assistência específica, a exemplo de idosos, estudantes que estão em classe hospitalar, gestantes, lactantes, foi inserida uma área para atendimento "especializado". As solicitações para esse grupo também devem ser feitas entre 11 e 22 de maio. Os resultados estarão disponíveis no dia 29 de maio, e os estudantes que tiverem seus pedidos negados podem apresentar recurso. O resultado final ficará disponível do dia 10 de junho.
Os candidatos que desejam receber tratamento por nome social poderão fazer os pedidos entre 25 e 29 de maio. A previsão de divulgação dos resultados está prevista para 5 de junho. A decisão também cabe recurso, que será entre 8 e 12 de junho. A determinação final será disponibilizada no dia 18 de junho.