Sem determinar uma data para a volta às aulas, o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Marcelo Cabral, afirmou que estão sendo analisados protocolos tanto para o retorno escolar na rede privada quanto na rede pública de Minas. A informação foi repassada durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (26).
Leia Mais
Metrô de BH terá distribuição de máscaras em campanha contra o coronavírusCOVID-19: 20 municípios de Minas não registram casos da doença; veja quais'Os jovens estão relaxando, abrindo mão da prevenção', diz secretário de saúde de VarginhaVerba da COVID-19 vai beneficiar 323 escolas municipais e 211 creches de BH Ano letivo das escolas municipais de BH vai até 28 de fevereiroBH registra maior salto de mortes por COVID-19 em 24 horas da semana e se aproxima de 1 mil óbitosCOVID-19: Betim aumenta testagem para tentar conter a doençaCOVID-19: Confins completa uma semana sem casos confirmadosEm Contagem, passageiros poderão pegar dois ônibus e pagar uma passagem em terminalCOVID-19: Unifal suspende aulas presenciais até 31 de dezembroSES-MG estabelece notificação imediata para Síndrome Inflamatória Pediátrica associada à COVID-19Segundo o secretário, o documento está sendo anlisado levando-se em conta "critérios científicos e técnicos para que se possa dar uma resposta segura". "O governo segue avaliando. É importante ressaltar que a Secretaria de Estado da Educação vem trabalhando em protocolo para que se possa dar resposta a esse segmento e sempre de forma dialogada", disse.
Cabral informou ainda que o protocolo sanitário para as escolas será avaliado dentro da classificação do Minas Consciente cuja análise é feita pelo grupo executivo da SES, o Centro de Operações de Emergências (COES) e comitê extraordinário.
De acordo com secretário, os riscos são levados em consideração para resposta do comitê extraordinário tendo em vista que, ao se tratar de escolas, os protocolos terão como referência as crianças, "grupo de maior dificuldade de adaptação a esses protocolos e que retornam para suas casas com seus pais e avós".
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás