Jornal Estado de Minas

#PraEntender

Enem 2020: vídeo explica mudanças devido à pandemia e dá dicas de conteúdo

Mais de 5,7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 farão provas nos dias 17 e 24 de fevereiro de 2021. E, apesar de não haver nenhuma grande alteração no formato, a experiência não será a mesma, devido à pandemia de COVID-19. Este vídeo explica o que mudou, fala sobre as regras de segurança nos locais de teste e dá dicas de professores sobre conteúdos #PRAENTENDER o que pode cair na prova do Enem.



Para mais vídeos como este, acesse nosso canal.

Acompanhe a cobertura completa do Enem 2020 no Portal Uai e também o gabarito extraoficial do Enem 2020 que será feito pela equipe do Chromos nos dois domingos de prova e estará disponível para os leitores do Portal Uai e Estado de Minas após o encerramento das provas de cada dia. Os resultados oficiais do Enem serão divulgados em 29 de março, tanto para quem fez a versão regular, com provas impressas, quanto para quem fez o Enem Digital e a reaplicação.

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame, decidiu que o uso da máscara será obrigatório. Quem desrespeitar, será eliminado. O número de alunos por sala foi reduzido pela metade. Pessoas que fazem parte de grupo de risco, como gestantes, lactantes e idosos, ou tenham doenças pulmonares crônicas, diabetes e obesidade mórbida, por exemplo, terão direito a salas especiais, com um quarto da capacidade normal. Para os demais participantes, a capacidade do local foi reduzida pela metade. 

Livro do fotógrafo Edu Simões reúne retratos de 59 jovens da periferia

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, outra medida necessária será a abertura de portas e janelas em salas com ar-condicionado para facilitar a ventilação natural e reduzir a chance de transmissão do vírus.





“Além disso, dessa vez, a identificação será feita do lado de fora da sala, para poder garantir também uma maior segurança. Mais investimentos em limpeza e higienização das áreas comuns e das áreas de prova. O candidato vai poder levar seu lanche e sua água, só que lembre-se, a máscara é obrigatória. Então na hora de comer você vai tirar, vai comer e depois coloca a máscara de novo para não ser eliminado”, explicou.

Entenda a baixa representatividade de mulheres na política

Reaplicação das provas do Enem
Inscritos que tenham sintomas de COVID-19 nos dias de prova podem telefonar para 0800 616161. O Inep fará a análise de cada caso para decidir se o participante terá direito a uma reaplicação do Enem. Caso a pessoa possa fazer novamente o exame, as novas provas serão aplicadas em 23 e 24 de fevereiro.

O primeiro dia, 17 de janeiro, reúne as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a redação. No segundo dia, 24 de janeiro, ocorrerão as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

O que a criação de um novo TRF mudará na vida dos mineiros?

Saiba o que é o Enem Digital
O Enem Digital estreia este ano, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A estimativa é que 100 mil pessoas participem. Nesta primeira edição, a redação continuará no papel. As demais provas serão feitas em computadores instalados nos locais de prova. Ou seja, nada de fazer on-line, aí da sua casa. A previsão do Ministério da Educação é que as provas do Enem sejam totalmente digitais até 2026.



Entenda como funcionam as vacinas e por que elas são importantes

Mudança de data
O Enem inicialmente seria aplicado em novembro de 2020, mas foi adiado ainda em maio de 2020 pelo Ministério da Educação. A mudança devido à pandemia de coronavírus ocorreu após pressão do Congresso Nacional, educadores, pais e participantes. O MEC chegou a fazer uma enquete com os inscritos para escolher a nova data. Porém, o resultado foi ignorado pelo governo federal, que definiu 17 e 24 de janeiro como os dias para o Exame. A justificativa na época foi que aplicar o teste em maio, data com maior número de votos, comprometeria o primeiro semestre letivo de 2021.

(*) Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves

audima