O diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), general Carlos Roberto Pinto de Souza, morreu nesta segunda-feira (11/01) em decorrência da COVID-19. Carlos tinha 59 anos e estava se tratando da doença em Curitiba (PR) desde o final do ano passado.
A diretoria comandada pelo general é a responsável por elaborar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O militar assumiu o cargo de diretor em agosto de 2019, mas antes já tinha ocupado a direção do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e do Centro de Defesa Cibernética do Exército.
O Inep emitiu uma nota de pesar pela morte do general, mas a causa da morte não foi citada no texto.
“A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep”, diz a nota.
De acordo com o instituto, Carlos Roberto participou da concepção do Enem Digital e do Novo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), trabalho este que o general estava se dedicando fielmente.
Leia Mais
INEP antecipa em 1h30 o acesso aos locais de provas do Enem Defensoria Pública da União pede adiamento do Enem 2020Enem terá regras para evitar contágio pelo novo coronavírus Média móvel de mortes fica acima de mil pelo segundo dia consecutivoBrasil tem 480 mortes por covid-19 em 24h; total é de 203.580, diz ministérioEnem 2020: Portal Uai e Chromos divulgam gabaritos extraoficiaisEnem: Justiça mineira deixa a decisão de adiamento para tribunal paulista Enem 2020: aplicadores e estudantes se dividem entre a obrigação e o medo
Adiamento
Entidades científicas como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além de organizações como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) também defendem o adiamento do exame.
O Governo Federal, até o momento, mantém o cronograma da realização das provas.