O novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou a ser testado neste domingo (31/01) em todo o Brasil. Em Minas Gerais, 8.695 estudantes se inscreveram para as provas on-line, que são aplicadas presencialmente. A mudança é motivo de dúvida para muitos inscritos, o que se soma às dificuldades de preparação durante a pandemia.
A prova on-line não amedrontou Adriana Cardoso Rosas, de 21 anos, que quer fazer curso de nutrição, pois diz que ela é praticamente a mesma da presencial. "A única diferença é fazer no computador", disse a estudante, pouco antes de entrar para a sala na PUC Coração Eucarístico.
A dificuldade de Adriana, na verdade, foi com a preparação. Demitida na pandemia, ela não conseguiu dinheiro para comprar um computador nem pagar por cursos. "Tive que estudar pelo celular ou com os livros que tinha em casa. Isso me prejudicou muito."
Adriana também reclama do local da prova. Como mora no Bairro Santa Amélia, Região da Pampulha, ela teve que pegar quatro ônibus para chegar ao Coração Eucarístico. "Tive que sair cedo de casa, porque no domingo os ônibus demoram ainda mais. Saí às 9h e cheguei às 12h40".