Jornal Estado de Minas

ENSINO REMOTO

Escolas estaduais ficarão fechadas em municípios inseridos na onda roxa

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) determinou, nessa quarta-feira, (17/3) que todas as escolas estaduais localizadas em municípios inseridos na onda roxa do plano Minas Consciente, permaneçam fechadas, sem atendimento à comunidade. Todo trabalho necessário será feito de maneira remota. 




 
O ano letivo que começou há 10 dias, foi comprometido pelo avanço da pandemia em Minas Gerais. O plano que antes era híbrido, se tornou remoto para todos os departamentos da educação. As atividades das unidades de ensino e das superintendências regionais de ensino (SREs) devem ser realizadas à distância, por meio do teletrabalho. A decisão vale enquanto o município estiver na onda roxa.
 
Segundo a SEE/MG, todos os procedimentos de contratação temporária e convocação para atuar nas escolas vai acontecer de forma remota. Além disso, os auxiliares de serviços da educação básica (ASB), terão a prestação de serviço suspensa enquanto as escolas permanecerem fechadas, já que desempenham funções que não podem ser feitas em teletrabalho. A orientação é que esses profissionais acompanhem as atualizações, para saber sobre a reposição desses dias.  

Avaliação diagnóstica

O calendário das provas diagnósticas também precisou ser alterado e, de acordo com o governo de Minas, entre os dias 15 e 26/3, serão aplicadas avaliações on-line para estudantes matriculados do 9º ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio (regular), além dos alunos da educação de jovens e adultos (EJA) médio. Já entre os dias 22 e 31/3, os alunos matriculados do 2º ao 8º ano do ensino fundamental (regular) e estudantes da EJA fundamental farão suas provas.

 

O formato de aplicação continua o mesmo. Para quem tem acesso à internet, a avaliação fica disponível no formato digital: o caderno de prova ficará no aplicativo Conexão Escola 2.0 e também no hotsite Estude em Casa. 




 
Já os alunos sem acesso à internet, vão receber cadernos de testes impressos juntamente com os planos de estudos tutorados (PETs).  

Vagas excedentes 

De acordo com a SEE/MG, a matrícula dos estudantes pelo Sistema Único de Cadastro Escolar e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) está sendo feita de forma remota e teve o prazo estendido de dois para quatro dias úteis a partir da data do encaminhamento. 
 
Todo o processo passou a ser feito por e-mail e o endereço eletrônico de cada escola está disponível no site, clicando aqui. As unidades de ensino devem divulgar a alunos e pais ou responsáveis o endereço eletrônico para que a documentação da confirmação da vaga seja enviada. 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.



Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 



Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 

audima