Jornal Estado de Minas

CONCURSO

Cadetes do ar: mais de 17 mil jovens fazem prova da Epcar neste domingo

A primeira etapa do exame de admissão na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) vai reunir 17.500 candidatos em 16 cidades do Brasil neste domingo (4/7). As aulas, para os aprovados em todas as fases, começam em 15 de janeiro de 2022, na sede da instituição, em Barbacena




 
As localidades que devem receber o maior número de candidatos a uma vaga na instituição, por meio da realização das provas, são, nesta ordem, Rio de Janeiro, São Paulo e Barbacena. 
 
Em todas as cidades, os exames terão início às 9h. Os candidatos devem verificar o local e setor de prova disponibilizados no site da Epcar.
 
Ao todo, a escola preparatória disponibiliza 130 vagas. Desse total, 110 são destinadas para o sexo masculino e as 20 restantes para o sexo feminino. Os alunos, além da formação no ensino médio, recebem preparo militar durante três anos. O objetivo é capacitá-los para o ingresso na Academia da Força Aérea (AFA). 




 
Nesta primeira fase, o processo seletivo é composto de provas escritas de língua portuguesa, matemática e língua inglesa. O candidato também fará o exame de redação, mas o mesmo só será corrigido se obtiver aproveitamento satisfatório conforme as determinações do edital.
 
As próximas etapas contemplam o processo de inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; procedimento de heteroidentificação complementar para candidatos negros que optarem pelo sistema de reserva de vagas; e validação documental.
 

Orientações gerais aos candidatos

 
Os candidatos devem comparecer aos locais de prova portando documento de identidade. Para a realização dos exames, somente serão aceitas canetas esferográficas com tinta azul ou preta.
 
O uso de brinco, piercing, boné e relógio não será permitido. Já telefones celulares deverão ficar desligados e guardados em local indicado pela comissão fiscalizadora do exame.
 
O uso de bebedouros coletivos não será permitido, devendo o candidato, caso queira, levar sua própria bebida em garrafa transparente. Além disso, seguindo os protocolos sanitários de combate à COVID-19, os candidatos só poderão acessar os locais dos exames usando máscara de proteção.




audima