Os sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência federal de fomento à pesquisa, estão há quatro dias fora do ar. Pelas redes sociais, o CNPq disse que está atuando junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia para resolver o problema, mas que ainda não há previsão para retorno. Na plataforma estão armazenados dados de milhares de cientistas brasileiros.
%u26A0%uFE0FINFORME CNPq%u26A0%uFE0F
%u2014 CNPq (@CNPq_Oficial) July 26, 2021
O CNPq informa que segue em esforço conjunto com o @mcti para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas. A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível.
O CNPq informa que identificou, neste sábado, a indisponibilidade dos seus sistemas e tem, desde então, trabalhado para solucionar o problema. Ainda não há previsão para o restabelecimento total. Todos os esforços estão sendo envidados para o pleno retorno o mais breve possível. pic.twitter.com/daGVIykec5
%u2014 CNPq (@CNPq_Oficial) July 25, 2021
Não há ainda informações oficiais sobre o que teria causada o apagão. Nas redes sociais, pesquisadores especulam que teria sido a queima de um servidor, já que alguns foram informados pelo próprio CNPq que isso teria ocorrido e que os dados não teriam backup.
O apagão do CNPq é o negacionismo em estado bruto. A plataforma Lattes está fora do ar desde sexta-feira, especialistas temem que dados de pesquisas sejam perdidos. É um misto de descaso com incompetência, resultado direto o da política de cortes de Bolsonaro. #SalveOCNPq
%u2014 ANPG (@anpg) July 27, 2021