Jornal Estado de Minas

PARA GARANTIR UM FUTURO

Cidades mineiras investem em formação para evitar evasão escolar

Um projeto do Sebrae Minas em parceria com prefeituras do Sul do Estado pretende reduzir a evasão escolar e criar novas expectativas para o futuro de jovens de Carmo de Minas, Baependi e Itanhandu. A primeira edição do projeto ‘Trilha Educacional’ é direcionada para estudantes de 14 a 18 anos e foi construída por duas empresas de consultorias.




 
Durante a pandemia, especialmente no pico da doença, o Sebrae Minas foi acionado por prefeituras mineiras que observavam um seguinte dilema enfrentado por jovens: priorizar o trabalho, para contribuir com o sustento da família, ou optar pela escola e ter a chance de transformar o futuro. 
 
Em Itanhandu, por exemplo, a rede municipal de ensino perdeu 45 alunos, segundo informa o secretário municipal de Educação da cidade, Luciano Leite Alves. “Com o projeto e outras ações da prefeitura, 42 deles retornaram. Apenas 3 continuam evadidos. Uma redução de 93%”, vibra secretário. 
 
“A ideia é fortalecer a importância da escola e fazer com que os estudantes entendam que, mesmo em momentos difíceis, é possível sonhar e ir muito além do que imaginam”, reforça a analista do Sebrae Minas e idealizadora do projeto, Ticiana Lopes.




 

'Agora está tudo certo'

 
João Emanuel Laurindo Campos tem 16 anos e afastou dos estudos durante a pandemia. Mas o adolescente decidiu investir na educação para garantir o futuro. “É um caso bem complicado de se dizer. Vários fatores contribuíram para eu interromper meus estudos. Mas agora está tudo certo. Estou estudando normalmente”, diz o adolescente.
 
João Emanuel participou do projeto em Itanhandu (foto: Sebrae Minas/Divulgação)
João é de Itanhandu e participou da primeira edição do projeto ‘Trilha Educacional’, direcionada para estudantes de 14 a 18 anos, que foi construída por duas empresas de consultorias contratadas pelo Sebrae Minas.

O objetivo, segundo o Sebrae, é fazer com que os alunos aprendam técnicas para elaboração de currículos e estratégias para usar o LinkedIn. Para tanto, os estudantes participam de oficinas e palestras gratuitas sobre empreendedorismo, economia, oratória e motivação. 
 
O projeto acontece nesta quarta-feira (1º/12), em Carmo de Minas, e nos dias 7 e 8 de dezembro, em Baependi. A previsão do Sebrae Minas é de que novas turmas sejam abertas em 2022. Quem se interessar deve pedir à prefeitura local para entrar em contato com o Sebrae para que seja realizada uma parceria.





audima