Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, servidores, alunos maiores de 16 anos, do sexto ao nono ano, e pais de alunos menores de 16 anos da Escola Municipal José Geraldo Guimarães participaram, nesta quinta-feira (10/2), de audiência, sendo que quase 100% deles aprovaram a escola no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Defesa.
Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu) divulgaram, no início dessa semana, uma nota em suas redes sociais, com o título ‘Escola não é quartel!’, que se posiciona contra a implantação do Programa Pecim na cidade.
Por outro lado, membros do No entanto, o teor da nota parece não ter surtido muito efeito na comunidade da Escola Municipal José Geraldo Guimarães. Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba, no total foram registrados 219 votos, sendo que 213 foram favoráveis à adesão ao Pecim e seis contrários.
A votação ocorreu entre 8h e 17h desta quinta-feira, tanto no modelo presencial quanto remoto, por meio da plataforma Google Forms.
“Do total de votos apurados, 154 foram depositados na urna instalada logo na entrada da escola. Os demais, 65, por meio da internet”, detalhou nota da prefeitura de Uberaba.
Segundo a secretária adjunta da Educação de Uberaba, Cristiana Borges, o próximo passo é a Pasta encaminhar ao Ministério da Educação (MEC), na sexta-feira (12/2), documentação com detalhes da indicação e escolha da escola do Bairro Pacaembu.
“Enviaremos documentação com todo detalhamento das ações desencadeadas pelo Governo Municipal, desde a escolha da escola, conforme critérios do MEC, até a votação pela comunidade escolar. Após análise dessa documentação, o MEC irá se manifestar sobre a inclusão da escola ao Pecim”, complementou Cristiana Borges.