A divulgação da primeira parcial das notas de corte do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), nesta quarta-feira (16/1), marca a reta final da corrida pelo tão sonhado ingresso no curso superior. Com inscrições abertas até esta sexta-feira, milhares de vestibulandos pleiteiam uma vaga, entre as 221.790 oferecidas para instituições federais e estaduais.
Leia Mais
Sisu: como vencer o 'leilão' de vagas do ensino superiorAtenção calouros: vejam quatro dicas para se dar bem no Sisu 2022Conheça universidades no Sul de Minas que usam Sisu para selecionar alunosUFMG: reitora Sandra Goulart Almeida é reconduzida ao cargo até 2026UFMG volta a se tornar um dos assuntos mais falados na internetCom bolsas de quase R$ 800, UFTM abre inscrições para estágio em UberabaCom um humor tipicamente brasileiro, centenas de vestibulandos que almejam uma vaga na universidade da capital mineira comentam sobre as notas. O tema rendeu centenas de memes ao longo da manhã. “Que o Sisu tenha piedade e a UFMG misericórdia”, escreveu um perfil no Twitter.
“Para todas as pessoas que estão na minha frente na UFMG: por favor desistam dos seus sonhos”, brinca outro perfil. “Coloquei UFMG como primeira opção, o Sisu deve estar rindo da minha cara nesse momento”, completa outro tuíte.
O Sisu calcula a nota de corte – menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados – para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Durante o período de inscrição, os candidatos podem alterar suas opções de curso e universidade. Com isso, as notas de corte também se alteram.
Durante o período de inscrição, os candidatos podem alterar suas opções de curso e universidade. Com isso, as notas de corte também se alteram.
Veja a repercussão no Twitter:
Saiba quais foram as maiores notas de corte, na modalidade ampla concorrência para a UFMG no primeiro dia de Sisu 2022:
- Medicina: 814
- Engenharia Aeroespacial: 780
- Ciência da Computação: 777
- Engenharia Química: 766
- Direito: 766
- Biomedicina: 759
- Ciências Econômicas: 758
- Psicologia: 756
- Engenharia Mecânica : 754,92
- Jornalismo: 753,34
- Engenharia eletrica: 740
Em 2021, as maiores notas de corte foram dos cursos de medicina, ciência da computação, engenharia química e engenharia aeroespacial, com 811, 769, 769 e 765, respectivamente. A expectativa dos participantes é que as notas de corte aumentem ainda mais até o encerramento das inscrições e superem as do último ano.