O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (15), nota de esclarecimento sobre mudanças para as próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o documento, a atualização do Enem será fundamental para garantir às instituições privadas de ensino maior segurança na implementação do Novo Ensino Médio.
Para isso, foi criado um Grupo de Trabalho, presidido pelo secretário da Secretaria de Educação Básica (SEB), Mauro Luiz Rabelo, e com composição de representantes da sociedade civil e de órgãos como o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo a nota, a decisão sobre o novo Enem somente ocorrerá após a conclusão desse Grupo de Trabalho e será amplamente divulgada à sociedade. Ainda foi esclarecido que o parecer do CNE aprovado na última segunda-feira (14), com propostas para o novo Enem, antecipou discussões ainda em andamento no grupo.
O Grupo de Trabalho realizou 12 reuniões para chegar a um modelo de consenso entre especialistas e representantes das redes estaduais, universidades e institutos e o próprio CNE.