O perfil do estudante brasileiro que deseja fazer intercâmbio mudou bastante nos últimos anos. Pesquisa feita pela Business Marketing International (BMI) ouviu mais de 23 mil estudantes e constatou que, agora, os maiores investimentos em carreira são em graduação e pós-graduação internacionais. Além disso, cursos profissionalizantes de longa duração e cursos de idiomas de curta duração estão entre os preferidos dos alunos.
Leia Mais
Jovens com ensino técnico têm mais chances no mercado de trabalho formal, diz pesquisa inéditaCursos gratuitos ressaltam potência da escrita criativa e ajudam a entender a poesiaNovo Enem terá questões discursivas e 2ª parte com foco na área escolhida pelo estudanteCom escândalos de corrupção no MEC, agenda educacional do país é engavetadaTradicional de BH, Santo Tomás de Aquino se une a rede de 84 escolasUFU abre inscrições para preenchimento de quase 2 mil vagas ociosasEstudante mineira quer fazer história na Nasa: 'Quero ser a primeira'Prouni: MEC divulga 2ª chamada nesta segunda-feira (21/3)Priscilla Gomes, diretora de eventos da BMI, destaca que agora pais e filhos vão juntos às feiras de intercâmbios. “Os pais sabem da importância de um ensino no exterior, até porque, além de o jovem voltar com mais experiência e com um currículo diferenciado, é extremamente importante que ele tenha uma vivência internacional e um contato com culturas diferentes”, explica.
A pesquisa também apurou que, em dois anos (2018-2020), houve um aumento de 12% no número de mulheres buscando opções de estudos no exterior. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e as mulheres sabem que investir em carreira e educação faz com que elas possam se destacar melhor”, diz Priscilla.
'Salão do Estudante' chega a Belo Horizonte
Além de fazer a pesquisa, a BMI organiza o Salão do Estudante, um evento anual que passa por várias cidades brasileiras, e, na segunda-feira (21/3) chega a Belo Horizonte. Instituições de ensino de 13 países (Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Rússia) têm presença confimada.
O estudante que quiser comparecer deve se registrar no site e apresentar o comprovante de inscrição no dia do evento.
Os visitantes encontrarão desde cursos de idiomas com duração de 4 semanas até opções de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e cursos técnicos em diferentes áreas.
Um dos diferenciais do evento é que o estudante tem a chance de conversar pessoalmente com os representantes das instituições e tirar ali mesmo todas as dúvidas sobre o curso, peculiaridades da cultura do país escolhido como destino, além de questões burocráticas como acesso ao visto e documentação exigida para ingresso em cada universidade.
Mais informações
Belo Horizonte – 21 de março
Local: Mercure Lourdes
Endereço: Av. do Contorno, 7315 – Lourdes
Horário: 15h às 19h
*Estagiária sob supervisão