Importante etapa para a formação profissional de saúde, a residência médica ajuda o profissional a ganhar experiência e se especializar em determinada área. Para fazer parte de turmas de residência médica oferecidas por instituições de ensino e saúde de todo o Brasil, o candidato deve se inscrever nos editais abertos e se preparar adequadamente para a prova.
Universidade de São Paulo (USP), Hospital Sírio-Libanês (HSL), Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), são algumas das instituições que já divulgaram seus editais para os programas de residência médica de 2023.
Para Marcus Vinícius de Oliveira, 1º colocado na prova teórica do Enare em 2021 e ex-aluno e atual mentor do Estratégia MED, é fundamental ter uma preparação mais assertiva para conquistar uma boa colocação nos processos seletivos.
“As provas de residência médica têm ficado cada vez mais complexas porque estão mais concorridas”, comenta. “O processo é muito cansativo e desgastante, então devemos desenvolver formas para estudar e absorver melhor o conteúdo”, explica.
Pensando em compartilhar suas experiências, o jovem médico lista algumas dicas do dia a dia que o ajudaram a ir bem na prova.
Maratona de estudos:
De forma geral, adquirir o conhecimento base através da teoria é igual para todo mundo. É necessário assistir às aulas, ler um pouco do material teórico e assim produzir o próprio material. Com isso o candidato vai ter um conhecimento produzido por ele mesmo para recorrer sempre que tiver uma dúvida.
Após isso, o mais importante é partir para as questões e repeti-las várias vezes. Isso ajuda a colocar o estudo ativo em prática, retornando o seu cérebro cada vez mais treinado para o dia da prova.
Revisão do conteúdo:
É importante realizar uma série de revisões voltadas para o programa de residência médica almejado. Assistir vídeos também ajuda a revisitar os conteúdos e temas recorrentes que serão abordados no exame. E, principalmente, focar nos conteúdos um pouco mais complexos e que o candidato tem mais dificuldade.
Descanso pré-prova:
Muitos candidatos ficam em dúvida com o que devem fazer para a prova, se devem revisar alguma matéria ou focar em novos conteúdos, ou até mesmo se devem descansar. Historicamente, as provas são realizadas durante a tarde de domingo, então durante esse período que antecede a prova o ideal é descansar e aproveitar o tempo para realizar alguma atividade que gosta. Isso aumenta a confiança e diminui a tensão na hora da prova.