(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Educação

Conheça os 6 erros que irão fazer sua nota despencar no Enem de 2023

Não ler esse artigo pode te custar muito mais tempo de estudo para ser aprovado nos cursos mais concorridos da UFMG, como Medicina


23/03/2023 11:20 - atualizado 23/03/2023 11:20

Júlia Gil
Júlia Gil, aluna do Colégio e Pré-vestibular Determinante, 2ª colocada Med UFMG 2023 (foto: Créditos: arquivo pessoal)

Ser aprovado no curso dos seus sonhos pode ser tornar uma grande pedra no sapato do estudante caso ele não faça o planejamento correto. Para você ter uma ideia, a nota de corte da UFMG para medicina em 2022 foi 811.06, que é de causar pavor aos estudantes na hora da escolha do curso. 

Continuando com o exemplo da UFMG, a forma sem restrição (e ainda assim muito difícil) de ingresso no curso de Medicina é através do Sisu. Ainda existem outras formas como transferência de outras instituições, mas são pouquíssimas vagas. Então se você sonha em conquistar sua vaga na universidade, o início de tudo precisa ser o conhecimento da prova que você irá fazer.

Para te ajudar nos estudos preparando 6 passos que você NÃO deve fazer para ter sucesso no Enem. Por isso, leia com atenção cada tópico, reflita e, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com o Colégio e Pré-vestibular Determinante que iremos te ajudar a resolve-la.

1. Estudar SOMENTE Natureza e Matemática


Embora as provas de Natureza e Matemática tenham notas máximas maiores que as provas de Linguagens e Humanas, é um erro acreditar que somente essas notas te levarão para a Universidade.

Uma conta rápida: 900 em Matemática, 800 em Natureza, 600 em redação, 600 em Humanas e 600 em Linguagens, te darão 700 pontos de média geral. 

Para os cursos mais concorridos, como medicina, é uma nota baixa.

2. Tenta estudar todos os conteúdos da mesma forma


O conteúdo cobrado na prova do Enem é enorme, em todas as disciplinas. Porém, algumas matérias são mais recorrentes e merecem mais atenção.

Tentar estudar tudo de tudo, não garante que um candidato chegue preparado na prova... Talvez ele não tenha tido tempo de aprender bem o que será mais cobrado, por ter se dedicado muito a conteúdos que raramente estão lá.

O Enem exige estratégia do início ao fim!

3. Não saber quais provas valem mais


As cinco provas do Enem não valem o mesmo. Embora todas sejam importantes na conquista de uma vaga na universidade, saber qual é a ordem de valor, em cada dia de prova, define a melhor estratégia de prova para fazer o conhecimento gerar mais pontos.

Exemplo: em 2021, 30 acertos em Natureza, gerou uma nota média de 677,60. Já em Matemática, para os mesmos 30 acertos, a média foi de 758,50. Uma diferença de 80,9 pontos!

O entendimento do porquê isso ocorre muda o jogo!

4. Responder à prova na ordem das questões


O Enem NÃO é uma prova convencional, em que 1 acerto equivale a 1 ponto. O jogo do Enem é outro... a prova é corrigida por TRI.

Isso significa que os acertos e os erros de um candidato importam para o cálculo da nota final.

Por isso, é importante responder às questões não na ordem que aparecem, mas sim seguindo a ordem de dificuldade: primeiro as fáceis, depois as médias e, por fim, as difíceis.

Ter coerência pedagógica é fundamental.

5. Não saber que o Enem se comporta como uma prova de concurso


O que parece ser uma informação banal, complicou a vida de milhares de candidatos no Enem 2022. E você percebe isso, por exemplo, quando abre a prova do segundo dia do último Enem.

O que a maioria não sabe (e por isso se desestabiliza emocionalmente durante a prova) é que em um concurso duas coisas importam: o quanto você conseguiu de pontuação e a dificuldade da prova.

E o Enem 2022 foi um dos mais difíceis da história... PARA TODOS OS CANDIDATOS!

6. Não ter estratégia para escrever a redação


A redação é a prova mais importante do Enem. É a única que vale 1000! Deixar a escrita da redação para o final da prova não é uma boa estratégia. Primeiro o mais importante.

Mas também gastar muito tempo com ela pode comprometer a prova de Humanas e Linguagens. Treinar a estratégia de prova certa para o 1º dia do Enem é fundamental.

Comece o treino AGORA nos simulados!


A especialista e diretora de ensino, Camila Ferreira fala como você deve iniciar o planejamento dos estudos


Alcançar a aprovação no curso dos seus sonhos pode ser mais fácil do que você pensa. O bom desempenho no vestibular passa por manter uma rotina de estudos organizada e bem definida. E a boa notícia é que até as pessoas que não são rotineiras podem aprender a sistematizar um cronograma das atividades a serem realizadas. Existem várias técnicas e dicas que podem ajudar na organização dos estudos e a manter o seu foco. 

Prof Camila
Camila Ferreira, diretora de ensino do colégio Determinante e especialista em plano de estudos (foto: Créditos: arquivo pessoa)

De acordo com a Diretora de Ensino do Colégio e Pré-vestibular Determinante, Camila Ferreira “sem organização é impossível chegar onde você quer”. Ter seus objetivos claros, torna a caminhada dos estudos mais fácil e leve.

Sobre o Colégio e Pré-vestibular Determinante


Determinante
Colégio e Pré-vestibular Determinante (foto: Créditos: divulgação)

A instituição é referência em BH e está comemorando em 10 anos da sua fundação em 2023. Sua metodologia é baseada no Sistema de Aprendizado para auxiliar cada aluno(a) em sua individualidade.
 
A escola é líder de aprovações nos cursos mais concorridos, como Medicina. No Sisu de 2023 ficou em 1º na UFMG da Minas Gerais entre os pré-vestibulares no curso de medicina, além do 1º lugar em medicina na Ciências Médicas nos anos 2021, 2022 e 2023. A instituição acreditar que em um mercado altamente competitivo estudar em uma Universidade reconhecida pela sua competência e qualidade é de grande importância para o sucesso de seus alunos.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)