(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Educação

Enem, pipoca e sofá: 4 dicas de documentários que irão te ajudar na prova

Artigo imperdível para quem quer tirar mil na redação e ir bem na prova de linguagem e humanidades


11/04/2023 15:59 - atualizado 11/04/2023 16:02

*Conteúdo produzido por Flávio de Castro 

 

Foto Pipoca
Assista documentários que irão te ajudar no Enem (foto: Créditos: free pik)


Nem só de apostila, caderno e lápis vive o estudante. Muitas vezes é possível estudar visitando museus e cidades históricas; escutando canções exemplares da música brasileira; lendo textos de diversos gêneros textuais; ouvindo podcasts voltados para o vestibular ou mesmo assistindo filmes e documentários. Pois é exatamente sobre essa última possibilidade, os documentários, que quero falar hoje. Então prepare sua pipoca, seu bloquinho de notas e anote aí nossas dicas para estudar diretamente do seu sofá.
 

4 filmes e documentários para estudar para o Enem 


1 – Nós que aqui estamos por vós esperamos (1999), de Marcelo Masagão

O filme posiciona-se na fronteira entre o documentário audiovisual e a obra de arte cinematográfica. Feito a partir de uma engenhosa colagem (ou ainda bricolagem) de trechos de filmes, fotografias, pinturas e textos, diferentes fragmentos são emoldurados pela belíssima trilha sonora do compositor belga Win Mertens. Trata-se de um registro lírico e pungente que rememora a história, a arte e a cultura do intenso século XX, no que ele teve de mais belo, violento e revolucionário. A montagem que aproxima os dribles de Mané Garrincha com os passos de dança de Fred Astaire está entre os melhores momentos do audiovisual brasileiro. Em tempo: o título do filme foi retirado da inscrição em um cemitério do interior de São Paulo e trata, de modo profético e irônico, da eternidade da memória frente à irremediável finitude da existência. 

2- Guerras do Brasil (2019), de Luiz Bolognesi

 
É uma série composta por 5 breves documentários de 26 minutos que retratam, respectivamente, cinco dos mais importantes e violentos conflitos que assolaram ( e de certa forma ainda assolam) o país ao longo de sua história. Ideal para assistir nos intervalos dos estudos, no ônibus, antes de dormir ou na sala de espera dos consultórios. Digo ideal pois eu mesmo não aguentei e maratonei mais de uma vez os cinco episódios da série. São eles: 
 
I- a guerra da conquista, sobre a chegada dos portugueses e a brutalidade da empresa colonial; 
II- as guerras de Palmares, que se passa durante o período da escravidão e remonta ao quilombo de Palmares, no Alagoas, que por mais de 100 anos resistiu aos Bandeirantes e à Coroa Portuguesa;
III- a guerra do Paraguai, um registro do mais sangrento conflito armado que já ocorreu no hemisfério;
IV- a revolução de 1930, episódio que assinala os levantes tenentistas dos quartéis na década de 20 e que colocariam fim à Velha República; 
V- a universidade do crime, o último episódio da série traz à tona a história brasileira contemporânea ao registrar a crise do sistema prisional brasileiro e o consequente crescimento e estruturação do crime organizado no país. 

3- Lixo Extraordinário (2011), de Lucy Walker

 
O maior aterro sanitário da América Latina está localizado no Jardim Gramacho, na cidade de Duque de Caxias-RJ. E foi lá que o renomado artista plástico Vik Moniz fez seu inacreditável trabalho de releitura de obras de arte a partir do envolvimento com a comunidade local de catadores de material reciclável e da transformação dos resíduos em obras monumentais. O filme faz um apelo sensível e urgente para a questão do lixo na sociedade contemporânea, bem como uma homenagem ao poder transformador e educativo da arte. 

4- Muito além do peso (2012), de Estela Renner

 
Neste documentário a rotina alimentar de diferentes crianças brasileiras é observada, e a partir dessa observação é traçado um trágico panorama sobre a obesidade infantil e outros problemas de saúde decorrentes do consumo diário de alimentos ultraprocessados. O filme faz uso da paródia para denunciar as absurdas quantidades de açúcar, sal e gordura que vêm disfarçadas na composição dos alimentos industrializados.  

Como se vê, os documentários podem ajudar nas provas de linguagem e humanidades, além de servirem como valiosos repertórios socioculturais em diferentes propostas de redação. Estudar assistindo documentários pode ser uma atividade respectivamente significativa e prazeirosa, por isso elaborei essa lista. Todavia ao listar o último documentário, uma ideia me ocorreu: que tal fazer pipoca “de verdade” em vez de pipoca de micro-ondas para acompanhar os estudos? Fica a dica.    
 

Dicas de curso para o Enem 

 
Foto de alunos aprovados
Alunos Pedro e Júlia aprovados em Medicina na UFMG (foto: Créditos: divulgação)
 
O Determinante Pré-vestibular, 1º em Medicina 2023 na UFMG entre os pré-vestibulares de Minas Gerais, oferece o Curso Enem aulas aos sábados. O curso tem o objetivo de preparar os candidatos para as provas do Enem e vestibulares que ocorrerão a partir de outubro de 2023. Indicado para alunos da 3ª série do ensino médio ou quem tem pouco tempo para aulas e quer ter uma estrutura completa para estudos e serviços, como monitorias e simulados.

O curso possui o Sistema Híbrido (transmissão de aula ao vivo via portal Det) e EXCLUSIVO APP de Monitoria ONLINE 24h e 7 dias da semana.

O curso começa dia 15 de abril com aulas presenciais e virtuais ao vivo com interação professor/alunos (o aluno escolhe como assistir as aulas).


Sobre o Colégio e Pré-vestibular Determinante

Foto Determinante
Colégio e Pré-vestibular Determinante (foto: Créditos: divulgação)

A instituição é referência em Belo Horizonte e está comemorando 10 anos de fundação. Sua metodologia é baseada no Sistema de Aprendizado para auxiliar cada aluno(a) em sua individualidade.
A escola é líder de aprovações nos cursos mais concorridos, como Medicina. No Sisu de 2023 ficou em 1º na Medicina UFMG entre os pré-vestibulares de Minas Gerais, além do 1º lugar em medicina na Ciências Médicas nos anos 2021, 2022 e 2023. A instituição acredita que em um mercado altamente competitivo estudar em uma Universidade reconhecida pela sua competência e qualidade é de grande importância para o sucesso de seus alunos.
 

Flávio de Castro é pós-graduado em Letras pela Unicamp e escritor.  Escreveu Desaparecida (2018) e Minério de Ferro (2021), além de colaborar em diversas revistas, jornais e suplementos. Atualmente é pesquisador no Posling do CEFET-MG e professor de Literatura e Interpretação de Textos no Curso Det-Online. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)