As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje, e os interessados em participar têm até o dia 16 deste mês para fazer o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até o dia 21. As provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro,
Leia Mais
Mais da metade das crianças do 2º ano do fundamental não conseguem lerSenac oferece 1.020 vagas para cursos técnicos gratuitosComo ser aprovado em Medicina na Ciências Médicas de Minas GeraisTermina nesta sexta-feira prazo de inscrição para o Enem 2023Estudantes relatam nas redes dificuldades para se inscrever no EnemConcurso do Banco do Brasil: nota da redação é divulgadaA publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz também critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados em 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados em 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.
Avaliação
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.