Jornal Estado de Minas

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Estudantes relatam nas redes dificuldades para se inscrever no Enem

Estudantes reclamam nas redes sociais que não conseguem fazer o cadastro. A dificuldade levou os candidatos a colocarem “Inep”, entre os termos mais comentados das redes sociais nesta segunda-feira (5/6). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é a instituição responsável pelo exame.





Entre as reclamações, estão falhas no carregamento e instabilidade da página e o sistema travando. Também há relatos de o botão de fazer a inscrição não estar disponível. “O Inep só humilha os estudantes, esse ano não foi diferente”, reclamou um perfil.

Leia também: Professor de matemática lista o conteúdo que mais cai no Enem


Outro chamou o sistema do Inep de “servidor de padaria”. Muitos estudantes resolveram fazer memes sobre a situação. Confira:

 

O Inep informou que não registrou nenhuma instabilidade no sistema e que o site está funcionando normalmente. Quanto ao botão, a recomendação é limpar o cache do navegador para que a função carregue. 





A reportagem do Estado de Minas conseguiu acessar o sistema. Vale lembrar que, por conta da grande quantidade de acessos, é comum que sites fiquem mais lentos. 


Sobre o Enem 2023

As inscrições do Enem vão até o próximo dia 16. Para fazer o cadastro, é preciso acessar a  Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até o dia 21. 


As provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro, e os gabaritos divulgados no dia 16 de novembro. Os resultados individuais serão disponibilizados em 16 de janeiro de 2024.


O Enem é, hoje, a principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil, seja por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ou do Programa Universidade para Todos (Prouni). O Exame também serve de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).