Começa nesta terça-feira (27/6) o prazo de inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre. Os interessados em participar do processo seletivo terão até o dia 30 de junho para fazer as inscrições, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 4 de julho e o da segunda chamada, para 24 de julho.
Leia Mais
Governo de Minas nomeia mais mil aprovados em concurso da educaçãoAtenção: o prazo para pagamento de taxa do Enem 2023 se encerra amanhã (21)Inscrições para Sisu 2023 abrem nesta segunda e seguem até quinta (22)Prazo para inscrição no Prouni termina nesta sexta-feiraPor que EUA podem barrar raça como critério em universidadesMenina de 13 anos é aprovada em concurso: "Quero dar orgulho à família"A divulgação da lista de espera será no dia 18 de agosto. O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo - integrais e parciais (50%) - em instituições particulares de educação superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Leia: Governo de Minas nomeia mais mil aprovados em concurso da educação
Para se inscrever no programa, o candidato precisa ter participado da edição de 2021 ou de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e tenha obtido pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas.
Além disso, é necessário que não tenha zerado na nota de redação, e que o candidato não tenha participado do Enem na condição de treineiro – situação em que a participação é feita para fins de autoavaliação de estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio.
Leia: Estudar para o Enem e Vestibulares ou descansar nas férias? Eis a questão
Para fins de classificação e eventual pré-seleção no Prouni, o Ministério da Educação utiliza a edição do Enem em que o participante obteve o melhor desempenho. Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.