*Conteúdo produzido por Flávio de Castro
O vestibular da Ufu – dicas sobre as obras literárias
No próximo domingo, dia 02 de julho, ocorrerá a primeira etapa do vestibular da Universidade Federal de Uberlândia. Nesse exame, a prova de literatura ocupa um espaço muito especial, uma vez que ela exige a leitura de 10 obras artísticas e literárias de diversos gêneros. Para o(a) candidato(a) bem preparado, o bom desempenho nessa prova, especificamente, somado ao um aproveitamento regular nas outras disciplinas, pode garantir a nota necessária para a aprovação em qualquer curso.
Para ajudar você nessa tarefa, nós do Det On-line disponibilizamos aulas completas de análise dessas obras em seu canal do Youtube. As aulas estão abertas e é possível também printar os quadros e os trechos destacados das obras exigidas. E, para revisar essas aulas e incrementar ainda mais a sua preparação, resolvemos elaborar também uma lista pontual com dicas relevantes para acertar as questões relativas a cada uma das obras.
A SIBILA – (Agostina Bessa-Luis) Nesse romance modernista português é importante destacar a complexa relação entre a tradição e o matriarcado. Além disso é bom atentar para a linguagem ousada da autora que, apesar do tema, destoa das narrativas portuguesas do século XIX.
O KARAÍBA (Daniel Munduruku) neste romance é importante relacionar a profecia do Karaíba à história do pré-Brasil . Vale à pena também observar o registro de hábitos e saberes dos povos indígenas.
TERRA NEGRA (Cristiane Sobral) Nesta obra é relevante notar como a variedade formal e estilística serve de suporte para uma poesia de intenção política, ou melhor, uma poesia negra feminina, como bem assinala a autora. Atente também para as questões de sexualidade retratadas nos poemas.
BOM DIA, CAMARADAS (Ondjaki) Busque fazer a relação da narrativa com o processo de libertação de Angola, considerando a perspectiva infanto-juvenil do protagonista, que confere lirismo e fantasia a um contexto histórico revolucionário.
BACURAU (Kleber Mendonça Jr) Note a postura decolonial do filme, que aproveita para satirizar o cinema e a cultura estadunidense. É importante reparar no sentido simbólico da personagem Lunga e na importância que o museo tem para o povoado.
A FÁBRICA DO POEMA (Adriana Calcanhoto) O álbum é todo faz uso da função metalinguística e referencia o fazer poético. Destaque para a enumeração de figuras de linguagem e para as construções sonoras ( ritmo) das palavras.
Sobre o Colégio e Pré-vestibular Determinante
A instituição é referência em Belo Horizonte e está comemorando 10 anos de fundação. Sua metodologia é baseada no Sistema de Aprendizado para auxiliar cada aluno(a) em sua individualidade.
A escola é líder de aprovações nos cursos mais concorridos, como Medicina. No Sisu de 2023 ficou em 1ºna Medicina UFMG entre os pré-vestibulares de Minas Gerais, além do 1º lugar em medicina na Ciências Médicas nos anos 2021, 2022 e 2023. A instituição acredita que em um mercado altamente competitivo estudar em uma Universidade reconhecida pela sua competência e qualidade é de grande importância para o sucesso de seus alunos.