(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Educação

Guia do estudante: tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2023

Confirmou sua inscrição para o Enem 2023 e não sabe como funciona a prova? Veja nosso guia com tudo que você precisa saber sobre o Enem 2023


03/07/2023 17:00 - atualizado 03/07/2023 17:21
462

Os alunos do Determinante, Pedro e Júlia, celebram aprovação em Medicina na UFMG
Os alunos do Determinante, Pedro e Júlia, comemoram aprovação em Medicina na UFMG (foto: Agência Nicacio)

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai acontecer nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. Os candidatos que tiveram sua inscrição confirmada devem comparecer ao local de prova com documento pessoal. Se você é um dos participantes, fique atento às datas, horários, formato das provas e saiba como se preparar para o exame.

 

Atualmente, o Enem é a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil, viabilizando o acesso a instituições públicas e privadas, até mesmo fora do país, a partir da nota final da prova.

 

Entenda a importância do Enem 2023

 

Com o objetivo de avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país, o Enem foi criado em 1998. Com esses resultados, o Ministério da Educação (MEC) passou a elaborar políticas para a melhoria do ensino brasileiro, visando dar mais oportunidades para os estudantes.

 

O primeiro modelo de prova do Enem foi utilizado entre 1998 e 2008 e contava com 63 questões aplicadas e uma redação dissertativa, que eram aplicadas em apenas um dia de prova. Apesar da primeira prova ter sido na década de 90, apenas a partir de 2004 o exame passou a servir como forma de ingresso em cursos superiores.

 

Quase na reta final, estudantes do Determinante revisam conteúdo para o Enem
Quase na reta final, estudantes revisam conteúdo para o Enem (foto: Freepik)
 

 

Hoje, ele é um dos principais critérios de seleção para se ingressar em uma faculdade. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies) são políticas públicas que utilizam da nota do Enem para oferecer aos estudantes a oportunidade de entrar em uma faculdade.

 

Além disso, muitas instituições privadas também utilizam do resultado do Enem para a realização da matrícula, complementando ou substituindo o vestibular.

 

Como funcionam as provas do Enem 2023

 

Neste ano as provas do Enem serão distribuídas da seguinte forma:

 

 

  • 5 de novembro: redação; 45 questões de linguagens e códigos; 45 questões de ciências humanas;
  • 12 de novembro: 45 questões de ciências da natureza; 45 questões de matemática.

 

 

No primeiro dia, o horário de prova é das 13:30h até às 19h. Já no segundo dia, o tempo encurta um pouco e o horário fica das 13:30h às 18:30h. A abertura dos portões começa às 12h e vai até às 13h. É importante se programar bem para não se atrasar, pois o horário de fechamento dos portões não é flexível.

 

Lembre-se que é usado o fuso horário de Brasília.

 

As provas impressas são distribuídas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que prepara 5 tipos de provas diferentes, separadas pelas cores: amarelo, azul, cinza, branco e rosa. Vale lembrar que os exercícios são os mesmos, o que muda é a somente ordem das questões.

 

No dia e horário do exame, o candidato recebe do fiscal de prova o seu caderno de questões e o gabarito com o seu próprio nome impresso. Ele deve ser conferido antes de assinar.

 

Saiba o que você deve levar para o Enem 2023

 

Não dê bola fora na hora de fazer a prova que pode mudar seu futuro. Veja a seguir o que você não pode esquecer no dia do Enem:

  • documento original: Atenção! Só é permitido o documento original. Providencie o seu com antecedência;
  • caneta esferográfica preta: ela deve ser fabricada com tubo transparente e conter tinta preta;
  • cartão de confirmação de inscrição;
  • caso você precise comprovar sua presença, leve também a Declaração de Comparecimento Enem impressa, para assinatura do coordenador local.

 

As alunas Marilia e Carolina, estudando para o Enem 2023
As alunas do Determinante, Marilia e Carolina, estudando para o Enem 2023 (foto: Agência Nicácio)

 

Saiba o que você não pode levar para o Enem 2023

 

É importante também saber o que não pode levar para o local de prova, já que o não cumprimento das orientações, pode resultar em eliminação do candidato. Então, anote aí:

 

  • caneta que não seja de material transparente;
  • lápis, borracha, lapiseira e corretivo;
  • livros e anotações;
  • boné, chapéu e gorro;
  • óculos escuros;
  • fone de ouvido;
  • Relógio;
  • dispositivos eletrônicos, como celulares, calculadoras e tablets;
  • armas de qualquer tipo.

O que estudar para o Enem 2023

 

Os conteúdos cobrados no Enem 2023 são abordados durante o ensino médio. A prova do Enem 2023 vai seguir a Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. A partir do Enem 2024, quando todas as escolas já estiverem se adequado ao Novo Ensino Médio, esta matriz deve ser atualizada.

 

A Matriz de Referência do Enem é um documento extenso e exige uma preparação com antecedência para a prova. Nossa dica é iniciar com um plano de estudo baseado nas informações da matriz.

 

Se prepare para o Enem 2023 com o Colégio e Pré Vestibular Determinante

 

Se você já está inscrito para a realização da prova do Enem 2023 é preciso se organizar e iniciar os estudos focados no exame. Para isso, o Colégio e Pré Vestibular dos primeiros lugares pode te ajudar a se preparar para os dias 5 e 12 de novembro. Assim, você terá uma maior oportunidade de ingressar no ensino superior com a nota do Enem.

 

Acesse o site do Colégio e Pré Vestibular Determinante e confira todas as alternativas de estudos disponíveis pela instituição.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)