O Enem PPL é uma modalidade que permite que adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa também possam participar do Exame Nacional do Ensino Médio. As provas acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro.
Só no último ano, mais de 71 mil pessoas privadas de liberdade fizeram as provas. Para isso, a aplicação é específica, que cobra o mesmo conteúdo que o Enem regular, mas segue um cronograma diferenciado e os candidatos fazem a prova nas penitenciárias, cadeias públicas, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas.
Como funciona o Enem PPL
Desde 2010, o exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), juntamente com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Essa ação permite que pessoas privadas de liberdade tenham acesso a oportunidade de ingressarem em um ensino superior.
Porém, diferente do convencional, a prova PPL acontece em dias úteis e após a aplicação do Enem regular. Além disso, a aplicação ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas, indicadas pelas unidades da Federação.
Os candidatos a partir de 18 anos e com ensino médio completo têm a possibilidade de usar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para iniciarem uma educação superior. Já os candidatos com idade menor que 18 anos, fazem a prova como treineiros, fazendo a prova para para se familiarizar com o processo.
É importante destacar que a inscrição não é feita pelo candidato e sim pelos representantes pedagógicos de cada unidade prisional ou socioeducativa. Para que estejam aptos a inscrever os participantes, esses órgãos devem firmar um termo de compromisso junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e assinar o documento de adesão, por meio de um sistema online.
Além disso, esse profissional tem a função de realizar e acompanhar as inscrições; determinar a sala de provas dos candidatos; transferir participantes entre as unidades e excluir participantes que tiverem sua liberdade decretada.
Quais são as principais diferenças entre o Enem convencional e o Enem PPL?
De acordo com o Inep, ambas as provas têm o mesmo grau de dificuldade e, consequentemente, a mesma finalidade. No entanto, as provas são diferentes, além de serem aplicadas em dias distintos.
Calendário do Enem PPL
- Provas: 12 e 13 de dezembro
- Gabaritos: 27 de dezembro
- Resultado: 16 de janeiro de 2024