É possível que você já tenha ouvido de alguém que existe a possibilidade de conseguir a certificação do ensino médio com a nota do Enem. Porém as regras mudaram e o Ministério da Educação decretou que desde 2017 não é mais possível concluir o ensino médio apenas com a nota da maior prova do Brasil.
Desde a sua criação em 1998, o objetivo do exame era avaliar o nível de aprendizado dos alunos do ensino médio e, eventualmente, auxiliar na pontuação do vestibular. Ele era utilizado para identificar as competências e habilidades dos estudantes e, a partir dessas informações, propor novas políticas educacionais.
Com o passar dos anos, o propósito do Enem foi mudando. Atualmente, o exame é a maneira mais conveniente para estudantes conquistarem a entrada para o ensino superior. Com diversas políticas públicas diferentes, o Enem possibilita que jovens e adultos ingressem em faculdades do Brasil inteiro, sejam públicas ou privadas.
A partir dessa finalidade, o Ministério da Educação decidiu que, para ter acesso ao ensino superior, é preciso que os candidatos já tenham o certificado de conclusão do ensino médio. Portanto, hoje a nota da prova do Enem serve para que você consiga uma vaga em uma instituição de ensino superior e aqueles que ainda não tem a certificação do ensino médio devem fazer outro tipo de prova, que é específica para essa finalidade.
Enem é a maior porta de entrada para o ensino superior no país
Em 2017, o MEC decidiu, com a reforma do ensino médio, que o Enem deixaria de ser um exame para acompanhar os estudantes na reta final do ensino básico e se tornaria a maior porta de entrada para universidades do país.
Assim, a prova muda de propósito e o governo passa a criar mais políticas públicas para que as pessoas consigam fazer um curso superior com a nota. Hoje temos o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies), que utilizam a nota do Enem para oferecer aos estudantes a oportunidade de entrar em uma faculdade.
Como é possível conseguir a certificação do ensino médio?
Como foi dito anteriormente, hoje existe uma prova própria para conseguir a certificação do ensino médio. O Encceja é o exame que substituiu o Enem na obtenção do diploma. Essa avaliação é de custo zero e ocorre anualmente, fornecendo certificados para o ensino fundamental e médio. Para isso, são aplicadas avaliações distintas, com conteúdos específicos para cada etapa.
Apesar disso, a estrutura da prova é bem parecida com o Enem. São 4 avaliações, que acontecem num só dia, durante a manhã e à tarde. Cada uma tem 30 questões, totalizando 120, mais uma redação. Para receber o diploma, é preciso tirar, no mínimo, 100 pontos nas médias e 5 pontos na redação.
Complete seu ensino médio e entre direto na faculdade com o Colégio Determinante de desempenho
Está cursando o ensino médio e quer entrar direto para uma faculdade sem precisar de curso preparatório? Então aproveite a oportunidade do Colégio Determinante, que tem como propósito fazer com que todos os seus alunos do 3º ano terminem o ensino médio e entrem direto na sua faculdade dos sonhos.
O colégio conta com uma equipe de professores qualificados, o melhor e mais atual material didático do Brasil, além de uma plataforma online com aulas para estudos. Sendo destaque em Belo Horizonte como um colégio de alto desempenho, o Determinante já coleciona milhares de aprovações e primeiros lugares em diversos vestibulares do país.
Aproveite a oportunidade! Acesse o site do Determinante e conheça mais sobre o ensino médio oferecido por eles.