Jornal Estado de Minas

Educação

Entenda como é possível entrar em uma faculdade privada com a nota do Enem

 

Atualmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior porta de entrada dos estudantes para o ensino superior. Isso porque desde 2017 a prova deixou de ser apenas para avaliar o nível de aprendizado dos alunos do ensino médio e passou a servir como vestibular de diversas universidades públicas do país.





 

Com isso, milhões de jovens e adultos, com o ensino médio completo, passaram a ter uma oportunidade mais simplificada para realizar um curso superior. Porém, com a alta demanda de candidatos, a disputa pelas vagas em instituições públicas acabou aumentando também. Por isso, o governo desenvolveu algumas políticas públicas que possibilitam estudantes de baixa renda entrar em uma faculdade particular.

 

Mas como isso acontece? Afinal, não basta conseguir a vaga, em uma instituição particular é preciso também ter o dinheiro para cobrir os gastos cobrados pela organização. 

 

Neste conteúdo vamos mostrar para vocês como funcionam os programas que permitem que os estudantes possam entrar em uma faculdade privada com a nota do Enem e sem precisar ter o dinheiro para pagar os gastos exigidos.

Como usar a nota do Enem para entrar em universidades particulares

Existem dois programas do governo para ingressar em faculdades particulares usando a nota do Enem: o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 





ProUni

Este programa existe com o objetivo de auxiliar os estudantes de baixa renda a ingressarem em uma instituição de ensino superior particular. Os candidatos inscritos disputam bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%) e diferente do SiSu, é possível utilizar uma das duas últimas notas do Enem.

 

Para participar do Prouni, o estudante precisa ter atingido pelo menos 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso atender ao menos um dos seguintes requisitos:

Fies

O Fies tem uma proposta bem diferente do ProUni, pois o governo concede financiamento para o pagamento de mensalidades em cursos de graduação de instituições particulares. Portanto, ao finalizar a faculdade e iniciar seu primeiro emprego na área, você precisa pagar as parcelas da mensalidade, com taxa zero de juros.

 

Para ter acesso ao programa é preciso que o candidato tenha média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. Além disso, é necessário comprovar que a renda familiar mensal é de até 3 salários mínimos por pessoa.





Substituição do vestibular convencional pela nota do Enem

Além desses dois programas desenvolvidos pelo governo, diversas instituições de ensino superior privadas já adotaram o Enem como um método de ingresso para os estudantes. Com isso, os candidatos não precisam se submeter ao vestibular convencional da instituição, sendo suficiente utilizar a pontuação obtida no Enem para concorrer a uma vaga.

 

Vai fazer o Enem 2023? Estude com o Colégio e Pré-Vestibular Determinante 

Sala de estudos do Colégio e Pré-vestibular Determinante (foto: Divulgação)

 

Se você já fez sua inscrição para participar do Enem 2023, é importante se organizar e iniciar os estudos direcionados para o exame. Nesse sentido, contar com o auxílio de um Colégio e Pré-Vestibular renomado pode ser fundamental para se preparar de forma eficiente para as provas que ocorrerão nos dias 5 e 12 de novembro. Dessa maneira, você aumentará significativamente suas chances de ingressar no ensino superior utilizando sua pontuação do Enem.

 

Acesse o site do Determinante e conheça mais sobre as possibilidades de estudos oferecidas por uma das instituições de ensino mais renomadas de Belo Horizonte.