(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Educação

Dicas arrasadoras de temas para a prova de redação do vestibular da UERJ

Vai prestar vestibular para UERJ? Veja as dicas do Determinante que podem te ajudar com temas para garantir a aprovação em 2024


07/08/2023 14:53 - atualizado 07/08/2023 17:09
462

*Conteúdo produzido por Flávio de Castro

Além da cidade do Rio de Janeiro, a Uerj está presente em mais seis municípios fluminenses
Além da cidade do Rio de Janeiro, a UERJ está presente em mais seis municípios fluminenses (foto: Portal UERJ)
 
No dia 03 de setembro acontecerá o segundo exame de qualificação da UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e com ele a prova de redação. Diferentemente do ENEM e de outros vestibulares da região sudeste, a universidade carioca exige a leitura integral de uma obra literária para a produção de texto em sua avaliação. Trata-se, ao meu ver, de uma proposta muito interessante e inovadora, que funde leitura e escrita, estimulando o embasamento letrado e o senso crítico dos(as) candidatos(as). 

Para o exame desse ano foi selecionado o livro “O menino do pijama listrado” (2006), do irlandês John Boyne, que vendeu milhões de cópias pelo mundo todo e foi, inclusive, adaptado com sucesso ao cinema em 2008. É um romance sensível e perturbador, que narra a improvável amizade entre Bruno, filho de Ralf, um oficial nazista alemão e Schmuel, um judeu de origem polonesa. Ambos são crianças de 9 anos de idade que, curiosamente, nasceram no mesmo dia, em 15 de abril de 1934. O encontro entre os dois meninos acontece na localidade polonesa de Haja-Vista, expressão cuja pronuncia sugere o terrível nome Auschwitz, que foi o maior e mais letal campo de concentração construído por Hitler no apogeu do nazismo. 

O ponto de virada da narrativa se dá quando Ralf é nomeado como comandante chefe de Haja-Vista e muda-se com toda a família para lá. Em sua nova casa o jovem Bruno sente-se muito solitário e entediado, então decide explorar seus limites e cercanias até que descobre um caminho que dava acesso ao campo de concentração. E através das cercas que de delimitam o campo e a propriedade, estabelece uma curiosa amizade com um menino judeu. Sob a ótica da inocência (o que me parece uma estratégia ficcional do autor) as duas crianças descobrem, aos poucos, a dimensão de suas semelhanças e diferenças, assim com percebem, juntas, o paradoxo da cerca que os separam. 
 
Larissa, estudante de Medicina acessa via tablet a Plataforma de cursos Online do Colégio e Pré-vestibular Determinante
Larissa, estudante de Medicina acessa, via tablet, a Plataforma de cursos Online do Colégio e Pré-vestibular Determinante (foto: Divulgação)
 
O pijama listrado presente no título do livro refere-se ao uniforme que os presos vestiam no campo de concentração, visto sob a olhar ingênuo da criança. A relação entre Bruno e Schmuel leva-os a uma aventura inconsequente e trágica, que revela o absurdo da guerra e dos regimes de exceção. Daí a importância política da obra e a sua relevância num vestibular de alcance nacional como é o exame da UERJ. Diante do inaceitável recrudescimento do neonazismo em diversos países do mundo (e também no Brasil), a leitura desse livro remete à importância de rememorar o Holocausto e reafirmar o nosso compromisso humanitário com a justiça e a paz. É necessário lutar contra o esquecimento para que atrocidades históricas como as que aconteceram em Auschwitz não se repitam jamais.

Uma leitura crítica do livro (e do filme) permite elencar uma série de pontos polêmicos que podem perfeitamente ser transformados em propostas de redação. Vejamos algumas dessas possibilidades:
  1. a necessidade de transpor barreiras físicas, sociais, étnicas e culturais; “furar a bolha” para melhor compreender o mundo e a realidade; 

  2. a relevância da memória e do estudo da história como formas de construção do presente; a luta contra o esquecimento; 

  3. o papel arte e da literatura como instrumentos de resistência à opressão e exercício da liberdade; o papel nefasto da censura em regimes de exceção;

  4. a reprodução do autoritarismo no âmbito doméstico e interpessoal; os microfascismos da vida cotidiana e familiar;

  5. a impossibilidade de acatar e justificar as pretensas noções de supremacia: racismo, homofobia, machismo, xenofobia, etarismo, capacitismo etc;

  6. o perigo do estereótipo na difusão do preconceito e da opressão; o sentindo perverso das fardas e uniformes.
Para que você faça um bom texto e tenha um bom desempenho é importante tratar essas questões ditas polêmicas com senso crítico e muita seriedade, sobretudo quando se tratando de uma obra que especula sobre um tema tão grave como o Holocausto. Você pode utilizar seus conhecimentos históricos sobre a ascensão de Hitler e o fascismo, assim como pode citar obras que retratam a tragédia histórica do Nazismo como, por exemplo, o Memorial do Holocausto ou ainda filmes como “A vida é bela” e “O filho de Saul”. Caso você se sinta apto e confortável para acionar algum teórico em sua redação, é possível citar, por exemplo, Hannah Arendt, Walter Benjamim e Primo Levi, entre outros.
 
Tenho certeza que, lendo o livro, assistindo o filme, revisando conceitos históricos e, principalmente, argumentando de forma crítica e organizada você tem tudo para tirar uma ótima nota em sua redação. Então mãos à obra e boa prova!

Assista nosso estudo de obras literárias UERJ 2024

Assista o estudo de obras gratuitamente via canal do Detonline no Youtube:

Também posso estudar on-line

Estude no Detonline: plataforma digital de aulas ao vivo e gravadas que oferece curso baseado em aprendizagem adaptativa, com estudo personalizado e individual, o melhor corpo docente de Minas Gerais, tira dúvidas ao vivo, biblioteca completa, simulados inéditos e banco de questões, foco no alto desempenho e uso de metodologia de Ensino Det. Tudo para potencializar o ensino e garantir o sucesso do seu aluno no Enem e vestibulares mais difíceis por todo o país.
 
Professor Flávio, do Detonline, e o aplicativo para dúvidas
Professor Flávio do Detonline e o aplicativo para dúvidas (foto: Arquivo pessoal)

O Detonline também oferece um exclusivo aplicativo de monitoria para tirar dúvidas, onde o aluno pode enviar questões 24h e 7 dias por semana por vídeo, foto ou áudio. Além de aulas ao vivo via google Meet (com interação aluno professor), lista de exercícios semanais, plano de estudos com os próprios fundadores da plataforma e muito mais.

Estude em um cursinho pré-vestibular de alto desempenho e garanta sua vaga na faculdade dos sonhos

Camila Ferreira, diretora do colégio e pré-vestibular Determinante no dia de trote da UFMG
Camila Ferreira, diretora do colégio e pré-vestibular Determinante no dia do trote da UFMG (foto: Divulgação)
 
Ainda está em dúvidas de qual cursinho atende todos esses critérios? Apresentamos a você o Pré Vestibular Determinante, uma instituição de ensino referência em Minas Gerais, com mais de 10 anos de trajetória repleta de sucesso, aprovações e primeiros lugares.

Determinante conta com uma equipe de professores qualificados e experientes, que estão sempre atentos às tendências dos vestibulares e Enem. Além disso, o pré vestibular utiliza o melhor e mais atualizado material didático do país, responsável pelas maiores notas do Enem, levando seus alunos aos melhores resultados de Minas. 

Outro diferencial é o enfoque na educação humanizada, valorizando a proximidade com os alunos, incentivando o crescimento e desenvolvimento individual, e auxiliando-os na identificação de pontos fracos e fortes. Além do alto nível de ensino e do preparo para o vestibular, o Pré Vestibular Determinante também se destaca por oferecer um ambiente acolhedor e estimulante para os estudantes. O suporte emocional e o apoio individualizado são premissas fundamentais para o crescimento acadêmico e pessoal de cada aluno.

Se interessou pela instituição? Acesse o site e conheça mais sobre esse Pré Vestibular de alto desempenho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)