Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Lei nº 11.096, o Programa Universidade para Todos, ProUni, é um programa social do governo brasileiro que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior não públicas em todo o Brasil.
O ProUni conta com duas edições ao ano, sendo a primeira em fevereiro e a segunda, em julho ou agosto. Para se inscrever, não é necessário taxa, mas é preciso se enquadrar em algumas condições.
O objetivo principal do programa é proporcionar aos estudantes de baixa renda, que fizeram a última ou penúltima prova do Enem, a oportunidade de ingressarem no ensino superior.
Como funciona o ProUni?
O ProUni é destinado aos candidatos que participaram das duas últimas edições do Enem, que tenham alcançado no mínimo 450 pontos na média das notas e que não tenham zerado a redação.
Para ser elegível à bolsa integral, é necessário que o candidato apresente um comprovante de renda familiar bruta mensal que não ultrapasse um salário mínimo e meio por pessoa.
Já para a bolsa parcial, que corresponde a 50%, a renda familiar bruta mensal precisa estar dentro do limite de até três salários mínimos por pessoa.
Além disso, o candidato deve preencher pelo menos uma das condições listadas abaixo:
- Ter concluído o ensino médio em uma instituição pública.
- Ter obtido o diploma de conclusão do ensino médio em uma instituição particular como bolsista integral.
- Ter realizado parte dos estudos no ensino médio em uma escola pública e parte em uma escola particular, como bolsista integral da escola privada.
- Ser uma pessoa com deficiência.
- Ser um docente da rede pública de ensino, atuando efetivamente no ensino fundamental ou médio, e fazer parte do quadro de funcionários permanentes de uma instituição pública.
Como fazer a inscrição no ProUni
Para fazer a inscrição para o programa, é necessário estar atento às datas divulgadas pelo MEC, que normalmente são nos meses de fevereiro e julho.
Veja a seguir o passo a passo para fazer a inscrição.
- Faça seu cadastro no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior;
- Clique na página do ProUni;
- Preencha os dados pessoais;
- Informe a renda familiar per capita;
- Escolher duas opções de curso, turno, instituição e modalidade de concorrência.
Pronto. Agora é só aguardar o retorno com a indicação dos próximos passos e documentos necessários.
Entre para o ensino superior com o Colégio e Pré-Vestibular Determinante
Quer garantir sua vaga na universidade pela nota do Enem? Ainda dá tempo! Para isso, conte com as diferentes soluções educacionais oferecidas pelo Colégio e Pré Vestibular de alto desempenho Determinante. A instituição utiliza o melhor material didático do país, investe em uma educação individualizada e humanizada, se tornando líder em aprovações nos cursos mais concorridos.
Acesse o site e conheça mais sobre as possibilidades de ensino oferecidas pelo melhor Pré-Vestibular de Belo Horizonte.