Os vestibulares seriados são compostos por provas realizadas durante os três anos do ensino médio. Este é um tipo de seleção para ingressar no ensino superior, ofertando vagas em faculdades públicas e privadas.
Para quem acabou de entrar para o ensino médio, esta pode ser uma ótima opção para conseguir entrar na faculdade dos sonhos e estudar o curso tão sonhado. Afinal, o processo seriado permite que as avaliações anuais exijam menos tensão dos candidatos, se restringindo ao conteúdo que foi aprendido durante aquele ano, enquanto a modalidade tradicional traz todo conteúdo, de todos os anos, de uma vez só.
Veja neste texto tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de ingresso no ensino superior.
Como funciona o vestibular seriado?
O processo seletivo seriado é uma alternativa para quem quer ingressar na universidade, sem precisar fazer o vestibular tradicional.
Ao final de cada ano do ensino médio, a prova é aplicada. Assim, o conteúdo é cobrado a partir do que já foi estudado naquele ano. Ao chegar no fim do 3º ano do ensino médio e realizar a última prova prevista, é feita uma média com os resultados para definir a pontuação do candidato.
Cada instituição desenvolve qual será o número de vagas para essa modalidade. Elas são preenchidas de acordo com a pontuação final.
Quem pode se inscrever no vestibular seriado?
Já está no segundo ano do ensino médio e agora que descobriu o vestibular seriado? Ainda dá tempo! Há instituições, como a Universidade de Brasília (UnB), que permite que o candidato faça as provas a partir do segundo ano.
Mas fique atento. A nota do primeiro ano continua valendo, portanto será contabilizado nota zero, sendo mais difícil de conseguir a vaga.
Também existem outras faculdades que permitem que o aluno se inscreva no último ano do ensino médio. Mas, com isso, terá de fazer também, no mesmo ano, as provas do primeiro e do segundo ano, para conseguir completar a nota.
Quais são as universidades que oferecem essa modalidade?
Os vestibulares seriados estão ganhando força. Milhares de universidades e faculdades espalhadas pelo país já aderiram a modalidade.
A seguir, listamos as principais instituições públicas do país que contam com vestibular seriado:
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Universidade de Brasília (UnB)
- Universidade de Uberaba (Uniube)
- Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade Estadual do Pará (UEPA)
- Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
- Universidade Federal do Sergipe (UFS)
- Universidade Estadual de Pernambuco (UPE)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
- Universidade Estadual de Maringá (UEM)
- Universidade Federal de Lavras (UFLA)
- Universidade Federal do Piauí (UFPI)
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
- Universidade Federal de Roraima (UFRR)
- Universidade Estadual de Goiás (UEG)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
- Universidade Federal dos Vales da Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
- Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
- Fundação Armando Álvares Penteado (Faap)
UFMG estuda aplicar o vestibular seriado no futuro
Já conhecido por suas milhares de aprovações, em universidades de todo o país, o Pré-Vestibular Determinante se expande e agora é também ensino médio!
Com uma proposta inovadora, contando com os melhores profissionais da área e com o melhor material didático do país, o Colégio Determinante se compromete em preparar seus alunos, desde o primeiro ano do ensino médio, para a faculdade.
Contando com uma educação humanizada e individual, os estudantes da instituição têm a liberdade de escolher qual tipo de vestibular pretendem fazer e, assim, a escola desenvolve as melhores maneiras de auxiliá-lo neste momento de preparo.
Se interessou?
Acesse o site do Colégio Determinante e saiba mais.